A gestão de frotas é uma tarefa complexa, pois envolve diversos processos que devem ser colocados em prática e acompanhados, veículo a veículo. Dentro da gestão de frotas está a gestão de combustível que também é desafiadora.

Além de lidar com a flutuação no preço dos combustíveis, há outros problemas recorrentes que afetam a área. Conheça alguns dos principais abaixo!

Falta de monitoramento

Uma das principais falhas na gestão de combustível é a falta de monitoramento eficaz. Isso inclui a falta de registros precisos e atualizados sobre o consumo de combustível, o uso de veículos e a manutenção regular.

Dessa forma, não é possível fazer o acompanhamento da frota e de seu consumo. Caso ocorra qualquer problema que acarrete aumento do gasto com combustível, será muito mais difícil notar isso, pois não existe nenhum monitoramento.

Falta de planejamento das rotas

Outra falha comum é a falta de planejamento adequado das rotas, isso ajudaria a evitar problemas por conta do mal estado das vias e também seria crucial para a economia de combustível. Estradas em más condições implicam necessariamente em um maior consumo. Além disso, colocam em risco o motorista e a carga transportada.

É muito importante que o motorista receba um roteiro antes de sair. Isso irá evitar que ele faça um caminho da própria cabeça e se perca no caminho ou prolongue a rota por desconhecimento do melhor percurso.

Falta de manutenção da frota

A falta de manutenção regular e preventiva dos veículos pode levar a problemas de desempenho, incluindo o aumento do consumo de combustível e vários outros que podem colocar até mesmo a vida do motorista em risco.

Por isso, é importante realizar manutenções periódicas em toda a frota. Manualmente, é um desafio manter o controle de qual veículo passou pela inspeção ou não. Por conta disso, o ideal é fazer esse controle com o auxílio de uma solução tecnológica.

Quer saber como isso funciona na prática? Clique aqui e solicite uma demonstração agora mesmo!

Algumas empresas até tentam realizar esse controle com planilhas, mas elas são suscetíveis a erros e nem sempre funcionam como esperado.

Medo de inovar

O receio de investir em soluções que garantem a maior eficiência energética é um grande problema para a gestão de combustível. Isso pode fazer com que a empresa continue estagnada, tentando de formas alternativas melhorar a gestão, porém sem sucesso.

O medo de inovar, paralisa várias pessoas e também vários negócios que deixam de crescer e evoluir. É preciso enxergar a tecnologia como uma aliada na jornada do seu negócio.

Todos os problemas que citamos nessa lista seriam rapidamente solucionados com um único sistema, sabia disso? E o melhor de tudo, sem complicação, sem precisar realizar várias e várias tarefas manualmente.

Essa é uma das grandes vantagens de investir em inovação. Além da melhor gestão, sua empresa ganha mais produtividade e eficiência.

Quer conhecer uma ferramenta para gestão de combustíveis, na prática? Então clique aqui e conheça o Frota Certa! Agende uma demonstração com um especialista agora mesmo, você vai se surpreender com o que a tecnologia é capaz de fazer pelo seu negócio!

Como aumentar a produtividade do Gestor de Frotas: Dicas e Estratégias

7 dicas de Controle de Pneus para a sua frota

Indicadores de Desempenho (KPI) na Gestão de Frotas