Naturalmente, realizar uma boa gestão de frota é uma grande preocupação para qualquer empreendedor, afinal, são vários os gastos com combustíveis, manutenção e além de tudo com os pneus dos veículos.

Geralmente, o gasto com combustível tende a ser um dos maiores quando se trata de uma frota, e geralmente, é possível notar que os preços sempre estão alterando, tornando cada vez mais difícil economizar nesse quesito.

Nesse sentido, a gestão de frota se torna um grande auxílio para melhorar esses resultados e entender qual o melhor caminho a seguir. Com isso em mente, separamos algumas dicas que vão ajudar você a reduzir o consumo de combustível em sua frota.

Veja!

1. Faça um bom planejamento das rotas

Primordialmente, um dos pontos principais para conseguir reduzir o consumo de combustível, é realizar planejamentos de rotas. Em outras palavras, o gestor pode focar em rotas mais curtas e observar se não estão em zonas onde há bastante trânsito.

Pois, cada minuto que o veículo passa em engarrafamentos, por exemplo, é sinônimo de combustível sendo gasto, praticamente sem finalidade, além de influenciar para que a carga demore ainda mais para chegar a seu destino.

2. Não se esqueça de realizar manutenções

Outro ponto também importante é em relação ao bom funcionamento do caminhão, ou seja, é essencial se atentar a manutenção e sempre mantê-la em dia. Desta forma, observe se o óleo precisa ser trocado ou o filtro de ar e também o desempenho das peças.

Vale destacar que as impurezas que o filtro de ar deixa de filtrar tende a influenciar para que o consumo de gasolina aumente bastante. Além disso, o motor que apresenta mau funcionamento também colabora para o aumento desse gasto.

3. Opte por treinar seus motoristas

Essa ação é bastante simples, porém eficaz. Realizar treinamentos com a equipe de motoristas pode influenciar para diminuir os gastos com o combustível, principalmente, ao ter uma direção defensiva.

Assim, através dos treinamentos, os colaboradores podem passar a compreender quando há a necessidade da troca de marcha, além de conseguir manter uma velocidade constante, evitando acelerar ou frear o veículo bruscamente.

4. Se atente aos valores dos estabelecimentos

Como citado no texto, sempre é possível notar uma variação nos preços do combustível, isso é um fator inevitável. Quando é realizado o cálculo dos gastos nesse ponto, é sempre altíssimo.

Essa ação não reduz diretamente o consumo do combustível, mas procurar pelos melhores valores disponíveis, pode influenciar para que o gestor consiga diminuir os números de gatos e melhorar os seus resultados.

Além disso, já que uma frota precisa constantemente fazer esse abastecimento, é possível também investir em parcerias, seja através de programas de fidelidade ou descontos. Desse modo, é possível economizar ainda mais nos valores mensais.

Definitivamente, o gasto com combustível é algo inevitável em uma frota, principalmente, por ser fundamental para que o veículo consiga realizar o seu trajeto.

Gostou do nosso post? Então saiba como reduzir custos e ter mais controle em sua frota. Para isso, entre em contato e agende uma demonstração.

Como Fazer Rodízio de Pneus Corretamente

Aumento do Diesel: Como Softwares Podem Auxiliar as Transportadoras?

Saiba como fazer a distribuição de carga de forma correta