Controle Inteligente de Rotas da Sua Frota

Publicado em 13 de junho de 2022

Você tem controle total sobre a sua frota de veículos? Sabe onde estão todos os seus carros, ônibus, caminhões e qual é o melhor caminho para chegar ao destino? Se a resposta for não, você precisa ler este post! Controle sua frota de forma inteligente com estas dicas e economize tempo e dinheiro!

 

 

 

Controle sua frota de forma inteligente

 

A gestão da frota de veículos é uma tarefa importante para qualquer empresa. Além de garantir que os motoristas estejam indo para os lugares certos, é preciso ter controle sobre gastos e rotas.

 

A partir de agora, você verá as melhores dicas para controlar a frota da sua empresa de forma inteligente e com o menor custo possível, são elas:

 

1. Escolha veículos adequados para cada tipo de transporte

Com certeza você já ouviu falar que o tamanho do veículo é importante para o controle da frota. Isso é verdade, afinal, um caminhão não pode fazer entregas em lugares apertados e nem todos os carros podem transportar grandes volumes.

 

Por isso, a dica é: analise qual o tipo de carga que será transportada e escolha os veículos adequados para ela. Dessa forma, você terá menos problemas com a logística e o controle da frota.

 

2. Faça manutenção preventiva para reduzir custos com reparos

Outra dica importante para controlar a frota da sua empresa é fazer manutenção preventiva. Isso significa que, antes de um problema acontecer, você já deve estar atento e fazer a revisão dos veículos.

 

Com isso, você evita imprevistos e gastos com reparos inesperados. Além disso, a manutenção preventiva mantém os seus veículos em boas condições e prolonga a vida útil dos mesmos.

 

Resultado: controle da frota mais inteligente e com menor custo.

 

3. Planeje os trajetos para economizar combustível

Controle sua frota de forma inteligente por meio do planejamento das rotas. Afinal, se os motoristas forem para lugares que ficam longe uns dos outros, eles vão gastar mais combustível.

 

Por isso, a dica é: trace rotas que façam sentido e que sejam otimizadas para economizar combustível. Dessa forma, você evita gastos desnecessários e ainda ajuda o meio ambiente.

 

4. Integre a frota às operações da empresa

A gestão da frota não pode ficar isolada das outras operações da empresa. Afinal, os veículos são parte importante do negócio e precisam estar alinhados com as metas da organização.

 

Por isso, a dica é: integre a frota às operações da empresa. Dessa forma, você garante que todos os setores estejam trabalhando juntos para o controle eficiente da frota.

 

Resultado: maior controle sobre a rotação dos veículos.

 

5. Treine a equipe de motoristas

Acidentes são um dos principais problemas enfrentados pelas empresas que possuem frotas de veículos. Eles causam danos aos motoristas, às cargas e, consequentemente, representam um custo para a organização.

 

Por isso, a dica é: treine a sua equipe de motoristas para que saibam como dirigir de forma segura. Além disso, fique atento às condições do trânsito e da estrada para evitar acidentes.

 

Resultado: controle sua frota de forma inteligente e garanta menor número de acidentes.

 

6. Defina normas de comportamento e conduta no trânsito

Além de treinar a equipe de motoristas, é importante definir normas de comportamento e conduta no trânsito. Isso significa que os motoristas precisam saber como se comportar em determinadas situações, como ultrapassagens, retornos e estacionamentos.

 

Por isso, a dica é: estabeleça regras claras para o comportamento dos seus motoristas no trânsito. Dessa forma, você garante que eles estejam sempre cientes das responsabilidades que possuem ao volante.

 

Resultado: menor número de multas e acidentes.

 

7. Acompanhe a frota em tempo real

Outra forma de controlar a frota da sua empresa é acompanhar os veículos em tempo real. Isso significa que você pode saber, a qualquer momento, onde estão os seus motoristas e o que eles estão fazendo.

 

Por isso, a dica é: invista em rastreadores para monitorar a frota em tempo real. Dessa forma, você garante maior controle sobre os seus veículos e também sobre as atividades da sua equipe.

 

Resultado: controle total da frota e das atividades realizadas pelos motoristas.

 

8. Gerencie as informações da frota

Outra forma de controle da frota é gerenciar as informações referentes aos veículos. Isso significa que você precisa ter um controle detalhado sobre o abastecimento, a manutenção, os acidentes e as multas.

 

Por isso, a dica é: crie um banco de dados para armazenar todas as informações referentes à frota. Dessa forma, você terá um controle mais eficiente da situação dos seus veículos.

 

Resultado: controle total das informações referentes à frota.

 

9. Contrate uma pessoa empresa especializada para gerenciar a frota da sua empresa!

Por fim, mas não menos importante, a dica é: contrate uma pessoa ou empresa especializada para gerenciar a frota da sua empresa. Dessa forma, você terá maior controle sobre os seus veículos e também sobre as atividades da sua equipe.

 

Resultado: controle total da frota e das atividades realizadas pelos motoristas.

 

10. Estabeleça um sistema de gestão da frota

Um controle eficiente da frota também exige um sistema de gestão eficiente. É nesta hora que o Frota Certa faz toda a diferença!

 

Esse sistema de gestão permite que você controle sua frota de forma inteligente por acompanhar as atividades dos motoristas, bem como o desempenho da sua frota.

 

Ele foi cuidadosamente desenvolvido para atender qualquer tipo de frota, seja automóveis, ônibus, motos, caminhões, embarcações, vans, equipamentos, entre outros.

 

Por isso, a dica é: estabeleça o Frota Certa para gerenciar a frota da sua empresa. Dessa forma, você terá controle total sobre os seus veículos e também sobre as atividades da sua equipe.

 

Resultado: controle total da frota e das atividades realizadas pelos motoristas.

 

 

Conclusão

 

Com essas dicas, você conseguirá controlar de forma inteligente as rotas da sua frota de veículos. Lembre-se sempre que o controle é a chave para o sucesso do seu negócio!

 

O controle e gerenciamento eficientes são fundamentais para qualquer empresa que possua uma frota de veículos.

 

Seguindo essas dicas, você terá um controle efetivo da sua frota, o que resultará em uma redução nos custos operacionais e também nos acidentes. Além disso, você terá maior controle sobre as atividades da sua equipe de motoristas.

 

Hoje, o controle inteligente aliado à tecnologia é fundamental para o sucesso do seu negócio!

Os riscos de administrar seu restaurante sem um software de gestão
Como Reduzir os Custos da Frota na Empresa?
Gestão de Estoque para Manutenção da Frota