Quem trabalha com a gestão de frotas precisa levar a sério a manutenção dos veículos, esse é um dos pontos mais importantes para garantir a vida útil da frota e reduzir os gastos com reparos. Apesar de reconhecer a importância do assunto, muitas empresas não sabem o que fazer na prática para garantir o bom funcionamento de sua frota.

Por isso, hoje preparamos algumas dicas que vão esclarecer o que precisa ser feito para melhorar a manutenção dos veículos. Confira mais sobre a seguir!

Calendário de manutenção sempre em dia

A manutenção preventiva é indispensável para a gestão de frotas. Assim, é possível identificar se está tudo funcionando corretamente. Caso contrário, o responsável pode intervir rapidamente para resolver a situação.

Essa prática também ajuda a identificar problemas logo no início, o que impede que um componente com problema interfira no funcionamento de outro e crie uma situação e um gasto ainda maior.

Monitorar o desempenho dos veículos

Hoje em dia é possível acompanhar o desempenho da frota mesmo a distância. Não é preciso ficar ligando para o motorista para buscar informações básicas. Inclusive, existem soluções que ajudam a monitorar o desempenho da frota, independente de onde cada veículo está e isso é crucial para quem gere a área.

Ao menor sinal de problema, é possível intervir rapidamente. Quer saber como isso funciona na prática? Clique aqui e conheça uma ferramenta que faz isso!

Inspeções diárias na frota

Além da manutenção planejada, seguindo as recomendações da fabricante, é importante que todos os dias os veículos passem por uma inspeção para garantir que tudo está funcionando perfeitamente.

Essa checagem pode e deve ser feita pelo motorista responsável por cada veículo. Nessa inspeção é importante estar atento ao nível do óleo, fluidos do sistema, aos pneus, às luzes do painel e outros componentes básicos.

Caso perceba algo errado, o ideal é que o veículo seja encaminhado para a oficina a fim de solucionar o problema.

Registrar todas as informações dos veículos

É muito importante ter o histórico de cada veículo, pois isso irá ajudar a entender sobre a frota e suas condições. Se um veículo apresenta um problema recorrentemente, mas não é feito o registro, a causa raiz do problema que pode seguir passando despercebida.

Enquanto isso, a empresa tem repetidos custos de manutenção para solucionar um mesmo problema.

Contar com o apoio da tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada da gestão de frotas. Prova disso é que hoje em dia existem soluções específicas para o setor. Com um software específico para a gestão de frotas é possível automatizar diversas demandas da área com alguns cliques.

Além de aumentar a produtividade, esse tipo de solução permite o melhor acompanhamento de toda a frota e facilita o processo de tomada de decisão, quando necessário.

Quer ver de perto como isso funciona na prática? Clique aqui e agende uma demonstração para conhecer o Frota Certa, uma solução completa para a gestão de frotas.

Com o sistema, você consegue colocar todos os pontos que citamos em prática com apenas alguns cliques. Não perca a oportunidade de ver como tudo isso funciona na prática!

Nos vemos em breve, até mais!

Recapar Pneus vale a pena? Descubra agora

Entenda porque o treinamento para motoristas de frota é importante

Telemetria Veicular: O que é e como ela ajuda na gestão de frotas?