Checklist de veículos: Passo a passo para otimizar sua gestão de frotas

Publicado em 3 de agosto de 2022

Toda empresa que tenha uma frota precisa determinar processos visando evitar perdas e garantir que seus veículos estejam em boas condições de uso. Afinal, caso algum deles apresente problema, não há dúvida de que as operações da organização podem ser afetadas.

Uma forma prática de otimizar a gestão da frota é contar um checklist. Esta é uma ferramenta que pode ajudar os gestores de frota a controlar melhor esta atividade, como conferir todos os itens que precisam de inspeção antes e depois de uma viagem, por exemplo.

Tendo isso em vista, preparamos este conteúdo para apresentar o passo a passo para otimizar a gestão de sua frota por meio dessa solução. Veja!

Passo 1:

vistoria do veículo em sua saída e entrada no pátio
Antes de um veículo sair para uma viagem, os gestores devem realizar inspeções para identificar quaisquer problemas que possam comprometer a segurança do motorista e da população, bem como da carga. Trata-se de uma inspeção que permite que o veículo cumpra sua missão de forma eficiente, segura e produtiva.

Da mesma forma, os veículos devem ser inspecionados assim que entrarem no pátio. Isso ajuda a identificar problemas que podem ter sido causados ​​durante uma viagem.

Passo 2:

avaliação dos equipamentos de segurança do veículo
O segundo passo é detalhar todos os equipamentos de segurança que devem ser avaliados. Por exemplo, freios, pneus, filtros, correias, vidros, suspensão, cabos, velas, água do radiador etc.

Ter uma lista de equipamentos de segurança veicular que devem ser verificados torna mais fácil para os gestores identificar quaisquer problemas que possam afetar a eficiência do automóvel.

Passo 3:

Inspeção em relação à aparência do veículo
Trata-se de uma inspeção mais visual, ou seja, o objetivo é saber se o veículo está bem conservado e pronto para transportar mercadorias de uma forma geral.

Veículos com uma conservação duvidosa, com problemas de corrosão, por exemplo, pode colocar em risco a segurança do condutor, além de que poderá ser improdutivo. Afinal, a depender do tipo de problema de conservação, o motorista pode conduzir o veículo bem abaixo do limite de velocidade permitido, o que afetará a entrega da mercadoria no prazo estabelecido.

Passo 4:

Realização de manutenção preventiva do veículo (revisão)
A realização da manutenção preventiva do veículo é outro passo importante de um bom checklist de gestão de frota. Realizar a manutenção preventiva é uma forma de garantir que o veículo funcione adequadamente e tenha o prazo de vida útil dos seus equipamentos alargado.

Com isso, a empresa, além de reduzir custos, também funcionará de forma eficiente e produtiva, o que pode garantir a satisfação dos seus clientes.

Hoje, você pode contar com uma tecnologia de gestão para gerenciar sua frota com eficiência. Um sistema ERP é uma solução que, além de otimizar a gestão de sua frota, garante que sua empresa reduza custos.

Você deve estar ciente da importância de criar um checklist de veículos, certo? Conforme explicamos, isso o ajudará a otimizar o gerenciamento de sua frota e maximizar a produtividade de sua empresa.

Sua organização ainda não possui nenhum sistema ERP de gestão de frota? Agende uma demonstração agora mesmo da nossa solução e dê um grande passo rumo à modernização do seu negócio. Aproveite!

Guia Completo para Gestão de Frotas
Programa Renovar – Renovação de Frotas Pode Começar em Julho
Seguro para Frota: Tudo o que Você Precisa Saber