A logística de uma empresa fornece diversos desafios a empresa, de modo que é necessário ter certa organização de modo que tudo ocorra conforme o planejado. Pensando na eficiência da sua logística preparamos 5 dicas para melhorar a gestão da sua frota.

Uma gestão de frota vai muito além da manutenção de veículos, devendo cada etapa da logística ser gerida para o bem de toda a frota.

Confira nossas dicas para otimizar a gestão da sua frota em 2023.

1. Centralização de dados e transparência

A gestão de uma empresa envolve dados de diversos setores, como comercial, logística e financeiro, de modo que toda a empresa deve estar conectada para que a gestão seja eficiente.

Para uma melhor gestão de frota deve ter acesso organizado e imediato a informações de diferentes setores. Isto porque muitos fatores podem influenciar a sua frota, como o número de vendas que a sua empresa fez em um determinado período.

Por exemplo, se você sabe o número exato de vendas em um período pode saber a porcentagem da frota que será necessária. Caso não tenha uma boa gestão de frota, é possível sofrer com atraso ou descumprimento de compromissos.

 

2. Manutenção preventiva organizada

Se você não tiver a manutenção organizada é a tendência é que sofrer com falhas mecânicas ou até mesmo graves acidentes, que podem resultar em processos trabalhistas e perda de parte da frota.

No entanto, é fácil evitar um cenário tão grave, simplesmente tendo um calendário de manutenção preventiva, de modo que esteja garantida a eficiência de toda a frota.

Outra grande vantagem é tendo controle da manutenção, você consegue se preparar para a ausência de um veículo da frota, assim, reduzindo o prazo de inatividade.

Para te ajudar nessa tarefa, baixe a nossa planilha grátis de manutenção preventiva.

 

3. Geolocalização

Existem soluções tecnológicas que otimizam a gestão da frota, tornando-a mais segurança e eficiente, uma delas é a geolocalização, que por meio de um sistema GPS permite saber o local exato de cada veículo da frota.

Desta forma, é possível ter uma expectativa mais aproximada da chega e retorno de cada veículo, tendo assim um banco de dados maior para a gestão da frota.

 

4. Saiba quando substituir a frota

A manutenção preventiva têm seus limites, pois, cada veículo possui uma vida útil, conforme a quilometragem andada e detalhes da marca, de modo que ultrapassado o limite a frota deve ser substituída.

Um veículo que esteja além de sua vida útil, além de oferecer riscos, representa um gasto desnecessário a empresa, podendo ser substituído por um novo mais eficiente.

Por isto, defina quando a frota deve ser substituída, tendo como parâmetros o ano e quilometragem do veículo.

 

5. Utilize sistemas de gestão

Soluções tecnológicas estão cada vez mais presentes em empresas, inclusive na gestão de frotas, pois, otimizam e facilitam tarefas.

Um sistema de gestão permite um melhor controle de cada veículo, trazendo mais eficiência, economia e segurança.

Além, através de um sistema elimina-se erros humanos, que podem causar graves prejuízos, podendo os recursos humanos serem utilizados em tarefas igualmente importantes.

 

Como fazer o Controle de Documentação e licenciamento dos veículos

Como fazer o Controle de Manutenção de Frota

Quais são os principais problemas na gestão de combustível?