Você sabe qual é o momento certo para renovar a frota da sua empresa? Uma organização que preza pela qualidade e segurança de suas operações precisa saber o momento correto de retirar seus veículos de circulação. Afinal, isso não é apenas fundamental para manter os funcionários seguros, mas também para a eficiência do negócio.

Tendo isso em vista, preparamos este post para apresentar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue neste artigo para saber mais!

O que é renovação de frota?

Trata-se de uma estratégia que busca retirar de circulação veículos que apresentam determinadas características e renovar a frota, como o próprio nome sugere.

A renovação de frota é um processo fundamental para uma empresa por diversos motivos. Por exemplo:

– Mantém a empresa financeiramente saudável, já que não precisa gastar excessivamente para manter veículos que necessitam ser trocados em circulação;

– Preservação da eficiência das operações, o que pode garantir a satisfação dos consumidores e a construção de uma imagem positiva da instituição no mercado;

– Redução de custos com manutenção e combustível;

– Segurança dos motoristas, evitando assim riscos como processos judiciais, os quais podem resultar no pagamento de indenização trabalhista etc.

Fatores que indicam que é preciso renovar sua frota

Para determinar o melhor momento para fazer a renovação da frota de sua empresa, vários fatores devem ser considerados. Assim, a troca dos veículos pode ser feita de forma planejada. Veja:

Crescimento da empresa

Sua organização tem crescido rapidamente nos últimos anos e aumentou suas demandas? Renovar sua frota pode ser fundamental para que seu negócio lide de forma eficiente com sua nova realidade. Afinal, todos os processos e setores devem acompanhar o crescimento da organização. Do contrário, ela pode apresentar problemas em curto ou médio prazo.

Modelos de veículos antigos

Outro fator que você deve considerar são os modelos dos veículos. Modelos antigos tendem a dar problemas que podem acarretar prejuízo financeiro para seu negócio. Assim, renovar a frota é a melhor opção.

Optar por uma frota sustentável e econômica pode manter a saúde financeira do seu negócio e colaborar para que construa uma imagem positiva diante do mercado.

Gastos frequentes com a manutenção da frota

Se sua frota vive em manutenção, é bom abrir os olhos, e renová-la o quanto antes. Afinal, se os veículos vivem na manutenção é porque algo está errado e pode colocar a saúde financeira do seu negócio em risco.

Desvalorização do veículo

A frota da empresa é um importante ativo. Portanto, como qualquer outro bem, deve ser analisada com a finalidade de manter sua valorização no mercado. Assim, caso conte com uma frota desvalorizada, com veículos fora de linha, por exemplo, é bom renová-la.

Quilometragem

Esse é outro importante ponto a ser considerado. Veículos com uma alta quilometragem tendem a apresentar problemas ao longo do tempo, o que pode comprometer a saúde financeira do seu negócio, bem como seu funcionamento. Dessa forma, é importante averiguar direitinho essa questão para não sair no prejuízo.

Como você pode ver, existem alguns fatores que podem indicar o momento certo para renovar a frota de uma empresa. Então fique atento a todos que foram destacados neste conteúdo. Combinado?

Sua empresa ainda não possui um sistema para gerenciar de forma eficiente sua frota? Temos a solução certa para seu negócio. Agende uma demonstração grátis.

7 tendências de Gestão de Frotas para 2023

Quais são as melhores práticas para melhorar a Manutenção da Frota?

Multas Causadas Pela Falta de Documentos Fiscais no Transporte