Os gestores de frota possuem uma importante responsabilidade: reduzir custos. Afinal, essa é uma medida que permite à empresa ter saúde financeira e crescer de forma rápida e segura, alcançando seus objetivos.

No entanto, é fato que muitos gestores de frota enfrentam dificuldades para fazer um controle de gastos eficaz. Pensando nisso, preparamos este post para apresentar dicas incríveis que podem ajudar.

Acompanhe!

Saiba quais são os elementos que compõem os gastos seus veículos

A primeira dica é: saiba quais são os custos/elementos que fazem parte dos gastos dos seus veículos. É somente assim que é possível ter uma visão ampla a respeito deste tema e, com base nisso, promover as ações necessárias para controlar e/ou reduzir custos.

De modo geral, os principais custos de uma frota são: gastos com combustível, custos com pagamento de mão de obra, custos operacionais, custos com manutenção, custos com a compra de peças de veículos etc. Entenda esse primeiro passo como fundamental para garantir uma boa redução de custos.

Invista em um sistema especializado em gestão de frotas

Investir em um sistema também pode colaborar para a redução de custos em sua frota. Como? De diversas maneiras. Trata-se de uma tecnologia que conta com diversos recursos que, além de otimizar a realização de tarefas, permite um maior controle sobre os gastos do setor.

Por exemplo, possibilita registrar e monitorar a rota dos veículos. Assim, qualquer veículo que saia da rota pode ser advertido. Afinal, essa é uma falha que pode gerar custos para sua empresa, já que a tecnologia tende a selecionar uma rota mais econômica e ágil.

Além disso, trata-se de uma solução que possibilita planejar a manutenção de sua frota. Essa é uma tarefa fundamental para garantir que a frota opere de forma econômica e sem qualquer problema que possa resultar em mais gastos.

Realização manutenção preventiva em sua frota de forma regular

Criar um plano de manutenção preventiva para sua frota é também essencial, pois evita que o veículo quebre de forma inesperada, o que pode gerar prejuízo financeiro para a organização.

A manutenção preventiva é a melhor solução quando o gestor de frota quer economizar e evitar situações que podem comprometer o funcionamento adequado da organização.

Capacite sua equipe de motoristas

Capacitar a equipe de motoristas é outra ação que pode colaborar para reduzir custos.

Como? Existem comportamentos que podem colaborar para o aumento dos custos, por exemplo, deixar o veículo ligado, não passar as marchas no tempo correto, não informar ao gestor as condições do veículo (pneus carecas, caixa de marcha com problema) etc. Quando o motorista é qualificado, ele passa a adotar um comportamento que possibilita uma empresa economizar.

Diante do que foi apresentado, não há dúvidas de que existem comportamentos ou ações que podem ser implementadas por um gestor para garantir a redução de custos em sua frota de veículos.

Sua empresa ainda não possui um sistema para gerenciar de forma eficiente sua frota, como controlar de forma adequada seus custos? Temos a solução certa para seu negócio.

Quais são as melhores práticas para melhorar a Manutenção da Frota?

Como montar um Plano de Manutenção para Máquinas de mineração?

Lei da Balança para Caminhões: O que é Permitido?