Apesar de estarmos na era da comunicação, algumas pessoas ainda não estão familiarizadas com o conceito de um sistema de gestão. Explicando de maneira simples, um sistema de gestão gerencia informações e processos operacionais e administrativos de uma empresa através de um software. Ele centraliza todas as informações e integra todos os setores, permitindo que os gestores tenham acesso mais eficiente aos dados e possam tomar decisões de forma rápida.

Pelo fato de alguns gestores ainda não possuírem familiaridade com um bom sistema, é que clínicas e consultórios médicos ainda utilizam fichas de pacientes, receitas, laudos e vários tipos de documentos em papel. Além do gasto de papel, esse método de gestão é ultrapassado, pois exige muito espaço para arquivar tudo, dificultando o acesso à informação. Isso toma muito tempo do profissional responsável pela gestão e, ainda por cima, há o risco de perder informações importantes, que podem influenciar na saúde do negócio e do paciente.

Se hoje o avanço da tecnologia melhora o exercício da medicina, ferramentas tecnológicas também podem (e devem) facilitar na gestão de consultórios ou clínicas médicas. Por isso, reunimos os benefícios que um software para consultórios médicos pode trazer de forma imediata para o seu negócio:

Cadastro de pacientes

É comum o paciente telefonar para marcar consulta e precisar passar todos os seus dados para o atendente antes de poder agendar dia e horário em que deverá comparecer. Não seria melhor se, ao telefonar, fosse necessário informar apenas um dado e já fosse possível encontrar todo seu cadastro no sistema, com informações necessárias e quando foram as últimas consultas?

O cadastro facilita a vida do profissional que atende o paciente, já que tem acesso ao histórico, além de também preservar o vínculo com o cliente, que se sente reconhecido ao entrar em contato novamente.

Agendamento de consultas

Já perdeu minutos folheando agendas para localizar as datas disponíveis para consultas ou para apagar nomes de pacientes que desmarcam? Além de ser um método ultrapassado, complica a vida de quem está atendendo e é um processo muito passível ao erro.

Com um software para consultórios médicos, essas tarefas são simplificadas, de forma que é possível controlar agendamentos, remarcações e cancelamentos com alguns cliques.

Emissão de receitas legíveis

É muito comum as pessoas chegarem à farmácia para comprar medicamentos e ninguém conseguir decifrar o que estava escrito na receita. Isso pode ser evitado com um sistema que cadastra as prescrições ou que facilita na hora do preenchimento, deixando todo o processo mais rápido e prático.

Gestão financeira

Com um sistema de gestão você pode dizer adeus às planilhas, pois ele unifica todos os dados e processos, de forma que fica muito mais fácil controlar as informações sobre o seu negócio. O software integra todas as informações financeiras e de faturamento em apenas um lugar, além de permitir o acesso do gestor a essa base de dados em qualquer momento.

Também é possível ter o controle absoluto dos pagamentos dos clientes, relatórios de atendimentos, produtos comprados e gastos. Isso permite que o gestor tome decisões financeiras inteligentes que podem contribuir para o crescimento da clínica ou consultório.

Segurança de informações

A unificação da informação em apenas um sistema dificulta o extravio e possíveis tentativas de fraude. O erro humano também diminui a quase zero, já que tudo feito de forma automatizada.

Redução de custos

Muitos gestores se preocupam com os custos que um sistema de gestão pode acarretar no orçamento. Sim, um investimento para a implantação do software para consultórios será necessário. Mas o retorno vem sem demora, por meio do aumento da produtividade, redução de tempo gasto na realização de atividades rotineiras, benefícios para os profissionais envolvidos no negócio e com a fidelização de pacientes.

Um negócio automatizado e organizado certamente tem um desempenho otimizado.

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