A pressão incorreta dos pneus é uma das causas mais comuns de alto consumo de combustível, e muitas vezes o proprietário do veículo não conhece a necessidade deste cuidado. Quando o pneu trabalha com baixa pressão, provoca um acentuado desgaste das laterais da banda de rolagem e do “ombro” do pneu, superaquecimento e redução considerável de sua durabilidade, além do maior esforço dos componentes do sistema de direção e do maior consumo de combustível, pois a resistência a rolagem do pneu aumentará consideravelmente.

Com os pneus mais macios provocam instabilidade do veículo, tornando-o vulnerável aos buracos e qualquer outro obstáculo. Pneus macios em dias de chuva provocam o fechamento dos sulcos da banda de rolagem, prejudicando o escoamento da água e aumentando as chances de aquaplanagem.

A alta pressão nos pneus também gera desgaste precoce, seu maior sintoma é o desgaste excessivo bem no meio da banda de rolagem. Sua durabilidade é reduzida e o pneu fica muito vulnerável a cortes e pancadas, além de transmitir com maior intensidade a vibração das irregularidades do solo, afetando diretamente o conforto ao rodar.

Para saber a pressão dos pneus de seu veículo, consulte o manual do proprietário ou verifique em pontos estratégicos do veículo a presença do adesivo com a indicação das pressões dos pneus. Temos como exemplos de pontos estratégicos a portinhola da tampa do reservatório de combustível e na lateral da porta.

Evite calibrar os pneus depois de já ter rodado bastante com ele, pois a rodagem aumenta sua temperatura, e logo a sua pressão também, tornando a indicação do calibrador incorreta em cerca de 4 psi (pounds square inches – libras por polegada quadrada.). Calibre os pneus sempre antes de sair com o carro, vá ao posto mais próximo ou borracharia.

Não esqueça do estepe, ele também perde pressão, embora ele seja pouco usado. Sempre calibre o estepe com cerca de 5 psi acima da maior pressão indicada, compensando as perdas que ele sofre devido ao tempo sem uso.

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