Restringir o trânsito de caminhões nas cidades e eliminar áreas de carga e descarga de mercadorias. Essas são as alternativas adotadas por gestores que buscam meios de reduzir o congestionamento nos municípios. Mas a expectativa é que isso deixe o transporte cerca de 20% mais caro com a cobrança da TRT (Taxa de Restrição ao Trânsito), segundo os dados da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística).

Ainda de acordo com a entidade, as medidas de restrição causam dificuldades no abastecimento do comércio e na entrega de produtos porta a porta. Para o diretor executivo da CNT (Confederação Nacional de Transporte), Bruno Batista, esse é um desafio que tende a crescer tanto para quem vive nessas cidades, quanto para comerciantes e transportadoras. “Continuam tratando o caminhão como grande vilão. Então, temos uma profusão de restrições de porte, de horário e, por outro lado, continuamos tendo que abastecer o mercado varejista, que funciona das 7h30 às 18h. Ou seja, a gente para o caminhão aonde? Quem vai receber ele de noite? Quem garante a segurança da entrega noturna?”, o diretor questiona.

Ainda segundo Batista, a situação se agrava quando existe falta de planejamento, de clareza nas informações que são passadas aos transportadores e diferenças nas regras entre municípios próximos. “Nos preocupa essa profusão de restrições sem pensar numa forma sistêmica, planejada e integrada. Como superar esse problema? Começar a discutir de uma forma mais aprofundada. E outro ponto: a questão do planejamento urbano vai ter que melhorar muito”.

Conforme a NTC&Logística, mais de 200 municípios são afetados por restrições ao tráfego de veículos de carga ou às atividades de carga e descarga de mercadorias.

Já que as medidas de restrição do tráfego não parecem diminuir tão cedo, uma forma de reduzir os custos da transportadora em médio prazo é substituir planilhas de controle por Softwares de Gestão de FrotasVeja agora soluções que reduzem custos e aumentam a produtividade. 

*Os dados e depoimentos mostrados nesse texto foram coletados no site da CNT

DICAS DE COMPRAS PARA BLACK FRIDAY

Como criar um Programa de Incentivos para os Motoristas

Appelsoft conquista selo Great Place To Work