A administração de tempo dentro de uma empresa é um fator básico para garantir a boa execução das atividades. Isso pode até parecer óbvio, mas na verdade é um dos maiores desafios dentro do ambiente corporativo.

Uma pesquisa realizada na organização espanhola de recursos humanos Nexian mostra que apenas 50% da jornada de trabalho é produtiva e 15% do tempo é consumido em reuniões pouco eficientes, interrupções desnecessárias e tarefas que não fazem nenhuma diferença.

Não é segredo para ninguém que quanto mais atividades os profissionais fazem sem planejamento de tempo, mais aumenta a procrastinação. Dessa forma, quando não fazemos a gestão do tempo, gastamos energia desnecessária para realizar obrigações com menor grau de relevância. Essa sensação de descontrole gera estresse e desânimo.

Geralmente as oito horas de trabalho são suficientes para desempenhar todas as tarefas do dia, porém, sem foco, essas horas parecem render apenas alguns minutos.

O uso de softwares e o tempo

Pouco adianta tentar aplicar uma gestão de tempo na equipe sem pensar antes em uma gestão empresarial completa. É comum protelarmos as tarefas mais chatas, burocráticas ou que exigem mais tempo – é um hábito humano. Por isso, ferramentas de gestão, como ERPs, podem ser a solução nesses casos. Softwares de gestão facilitam o trabalho, otimizam o tempo e auxiliam na organização da empresa, pois eliminam a necessidade de retrabalho  na hora de computar as informações.

Não existe uma única fórmula para lidar com a gestão de tempo, mas soluções tecnológicas práticas e algumas dicas ajudam a controlar a maneira com que as horas do dia são administradas.

Confira a seguir algumas dicas para diminuir a procrastinação no ambiente de trabalho:

1- Utilize a tecnologia a seu favor. Comece a usar softwares de gestão empresarial, que organizam e finalizam processos burocráticos, como emissão de notas fiscais, cadastro de clientes, controle financeiro e outros serviços.

2- Organize as atividades em nível de prioridade e faça as mais difíceis antes. Isso deixará você mais leve no restante do dia.

3- Estipule prazos para tudo, com cuidado para não criar prazos apertados para tarefas que exigem mais tempo.

4- Agende suas tarefas, seja escrevendo em um planner, agenda, ou utilizando softwares, sites e aplicativos.

5- Aprenda a dizer não. Caso você esteja sobrecarregado, explique que, no momento, não será possível entregar determinada tarefa no tempo solicitado. O estresse começa quando aceitamos mais do que somos capazes de aceitar.

Ter isso tudo em mente torna a sua rotina menos estressante, tente aplicar no seu dia a dia sem esquecer, é claro, da pausa para o cafezinho.

E se você quiser saber como um software de gestão pode diminuir a procrastinação na sua empresa, fale com um de nossos representantes pelo chat ou faça seu cadastro bem rápido que entramos em contato com você.

Petrobras divulga preço médio da gasolina em todo o Brasil sem os tributos

Como um software de gestão pode ajudar a ultrapassar suas metas de venda

DICAS DE COMPRAS PARA BLACK FRIDAY