Existem benefícios de recapar pneus, pois esse processo permite ter um pneu novo através de um procedimento técnico e responsável no pneu de carga que estava próximo ao término de sua vida útil.

Na prática, o que é recapagem de pneu?

A recapagem é uma técnica que consiste em trazer de volta à vida certas partes desgastadas de um pneu, mantendo a carcaça original. As partes em questão são o piso e as paredes laterais.

Essas partes danificadas são removidas e substituídas por novos materiais (borracha nova, reforços e lona nova). Apenas carcaças em bom estado são reaproveitadas. É, portanto, uma espécie de reciclagem.

Benefícios de recapar pneus

Seja para o condutor que trabalha como autônomo ou para uma empresa, não é somente decidir pela recapagem do pneu no final de sua primeira vida útil que tudo estará resolvido, é importante sempre fazer manutenção periódica no veículo e nos pneus visando a segurança.

Quando o pneu atinge a última fase de seu ciclo de vida útil, é importante procurar por uma empresa certificada e autorizada para aplicar um processo seguro e orientado.

Se você fizer alguma pesquisa na internet, verá muitas opiniões negativas sobre a recapagem de pneus porque os motoristas geralmente preferem comprar pneus novos para maior segurança.

Estas opiniões devem ser contrabalançadas, pois um pneu recauchutado fornecido por uma marca homologada não apresenta qualquer risco e é submetido a testes de segurança antes de ser comercializado.

Algumas opiniões são, no entanto, positivas, em particular graças à natureza ecológica deste método.

De fato, o uso de um pneu novo causa muitas liberações de substâncias nocivas ao meio ambiente. A recapagem ajuda no seu bolso e ainda é boa para o meio ambiente.

A seguir apresentamos as três principais vantagens obtidas com esse processo:

1. Mantém as especificações do fabricante

Todo o processo precisa ser realizado conforme as orientações do fabricante, e dessa forma o responsável pelo veículo preserva todas as características originais do pneu e gerando uma nova vida útil de forma mais segura.

2. Mais economia

Geralmente, a reforma do pneu adia o descarte da carcaça, reduz custos com a aquisição de novos pneus oriundos da fábrica, amplia o ciclo de vida útil desse produto e incentiva a economia para a empresa.

A economia pode se tornar superior a 50% quando comparamos com a aquisição de um pneu novo. Porém, o ato de recapar precisa ser realizado com responsabilidade e projeto adequado, incluindo a realização de manutenção periódica no pneu e no próprio veículo.

3. Ajuda ao meio ambiente

Entre os principais benefícios de recapar pneus, estão as questões ambientais. O descarte de pneus usados tem sido um problema frequente, em especial, nas grandes cidades, pois além de causarem sérios transtornos, ainda denigre diretamente a natureza.

No Brasil, cerca de 70% de toda a borracha produzida industrialmente é destinada para a fabricação de pneus.

Você deve saber que um pneu leva 1.000 anos para desaparecer naturalmente e que cerca de 500.000 toneladas de resíduos de borracha são produzidas todos os anos no país. A recapagem é um processo de reciclagem.

Portanto, ao recapear, a empresa também contribui para a preservação do meio ambiente.

4. Você tem praticamente a mesma Qualidade

Ao escolher uma empresa certificada e de qualidade, será possível alcançar a maior qualidade possível com “restauração” do pneu já usado. A recapagem será de grande qualidade para a utilização no dia a dia e para cumprir todos os compromissos da carga.

5. Evita graves acidentes

De todos os benefícios de recapar pneus, este talvez seja o maior deles. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), a cada 15 minutos, uma pessoa perde a vida em decorrência de acidentes de trânsito graves no Brasil, e as más condições dos pneus ajudam a aumentar os números desta estatística.

Ao recapear um pneu, sua empresa colabora diretamente para a redução de acidentes graves nas estradas brasileiras.

Conclusão

Atualmente, a troca de pneu ainda é um procedimento muito caro, sendo indicado para situações realmente necessárias. Ao avaliar os benefícios de recapar pneus a empresa e os condutores poderão contar com alto nível de economia de custos e ampliação do tempo de vida do produto.

A recapagem inclui a substituição de matérias-primas já desgastadas por meio de uma reforma que considerará o estado de conservação do pneu.

Para orientar sobre a gestão de recursos para os veículos, é indicado usar o Frota Certa, um sistema de gestão de frota completo que auxilia no controle dos seus veículos, inclusive o uso de pneus.

Quer descobrir como o Frota Certa pode revolucionar a gestão da sua frota? Temos uma proposta para você: agende uma demonstração grátis com nosso especialista! Veja como nossa plataforma pode auxiliar na redução de custos e otimização de processos.

4 cuidados necessários com os pneus da sua frota

5 formas de prevenir furtos e roubos de veículos em sua frota

[INFORME-SE] Exame Toxicológico para Motoristas Profissionais