A gestão de frotas é extremamente importante para empresas que possuem uma frota de veículos. Independentemente se é apenas um ou se são mais de 100, a gestão é crucial para garantir a máxima produtividade do negócio. Além disso, é crucial também para maior durabilidade dos veículos, uma vez que a manutenção da frota também é um ponto de atenção.

Mas afinal, qual a melhor forma de realizar essa gestão de frotas? É sobre isso que iremos falar a seguir. Confira!

Diagnóstico da frota

É preciso começar do começo, por isso, antes de tomar qualquer atitude, é preciso fazer uma visão geral do que a empresa tem em termos de frota. Quantos veículos são? Em que estado está cada um deles? Quanto já rodaram e quanto consomem?

Para entender onde você está e onde é possível chegar, essa análise inicial é crucial.

Defina processos

Agora que você já entende como está sua frota, atualmente. É hora de definir e estruturar os processos. O que pode ser melhorado? De que forma isso será feito? E como? É muito importante ter essas informações muito bem definidas, pois isso ditará a efetividade da sua gestão.

Algumas boas práticas que sua empresa pode colocar em prática, são:

São muitas as atividades para colocar em prática e felizmente, a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo. Atualmente, existem softwares específicos para a gestão de frotas, clique aqui e conheça mais sobre.

Acompanhamento através de indicadores

Para acompanhar o desempenho da área e entender se as ações estão surtindo efeito, é interessante definir indicadores de desempenho e acompanhá-los. Isso irá ajudar a entender se as decisões estão de fato colaborando para a melhor gestão de frotas. Alguns indicadores interessantes para se acompanhar, são:

  • Média de consumo por veículo/motorista;
  • Consumo de combustível de acordo com pneu;
  • Quebra de veículo por motorista;
  • Custo operacional por km rodado.

É importante analisar não apenas de acordo com o veículo, afinal, quem opera a máquina é um ser humano. Por isso, é importante ter KPIs voltados para os motoristas, assim, será possível entender se estão diretamente relacionados ao aumento de custos da área.

Se existem motoristas sendo multados recorrentemente, isso pode estar interferindo nas despesas da empresa.

Invista em inovação

Como mencionamos anteriormente, uma das novidades tecnológicas para a área são os softwares específicos para a gestão de frotas. Eles automatizam várias tarefas do dia a dia da área, reduzem as chances de erros humanos e facilitam o acompanhamento dos indicadores.

A tecnologia e a inovação estão cada vez mais inseridas nesse contexto e as empresas que aderem saem à frente de seus concorrentes, pois ganham mais produtividade e precisão. E isso reflete diretamente nos resultados do negócio.

Está precisando de ajuda com sua gestão de frotas? Clique aqui e conheça mais sobre o Frota Certa, um software completo e acessível para pequenas, médias e grandes empresas. Reduza os custos da área e transforme seus resultados com apenas alguns cliques.

Qual é o melhor tipo de caminhão para o seu negócio

Programa Renovar – Renovação de Frotas Pode Começar em Julho

Por que Controlar os Documentos da Frota Corretamente?