4 Pontos Importantes da Gestão de Frotas

Publicado em 30 de maio de 2022

Um dos principais objetivos da gestão de frotas é ter total controle sobre os custos de manutenção da frota, custos de combustível, multas, motoristas e documentos, e um plano de ação que permita reduzir os custos operacionais da frota. 

 

Por outro lado, além de reduzir os custos da frota, os gestores também precisam otimizar suas operações, garantindo a disponibilidade dos veículos, a qualidade do serviço, a motivação da equipe e o cumprimento das regulamentações necessárias. Isso, por sua vez, só pode ser alcançado por meio de uma gestão eficaz da frota. 

 

Para ajudá-lo nessa tarefa, neste artigo descreveremos os 4 pilares de uma gestão eficiente de frotas e o que você pode fazer para fortalecer cada um deles.

 

Segurança

 

Segundo o Observatório de Segurança Rodoviária, 90% dos acidentes de trânsito são causados ​​por erro humano. 

 

O Ministério da Infraestrutura diz que 50% dos acidentes são devidos ao comportamento imprudente do motorista. Muitos gerentes se preocupam mais com o roubo de carga do que como o motorista dirige, no entanto, de acordo com a Vehicle Expense Management Association, os acidentes envolvendo caminhões podem ser 12 vezes maiores do que o roubo de carga na estrada. 

 

Portanto, o pilar fundamental da gestão de frota é o pilar da segurança, e um gestor de frota deve garantir que sua equipe cumpra as regras de direção segura. Em primeiro lugar, deve ser desenvolvida uma política de gestão de frota dentro da empresa, que proporá a forma correta e segura de conduzir o veículo.

 

 

Custos

 

O custo é sempre uma das principais preocupações de qualquer empresa. A redução de custos é sempre um dos principais objetivos. Por isso, controlar os custos da frota é um dos pilares de uma gestão eficiente. 

 

Para controlar o custo da frota, os gestores devem controlar totalmente e registrar todo o histórico de informações. A partir desses dados, ele poderá analisar tendências de falhas do veículo, desvios de custo, desvios de eficiência do veículo, etc., para entender a causa de cada problema e desenvolver um plano de ação para redução de custos. 

 

Com base no histórico desses projetos, gera métricas de custos para sua frota, monitora regularmente e desenvolve planos de ação para evitar desvios. Nesse sentido, os softwares de gestão de frotas são um importante aliado para os gestores, pois permitem que os dados sejam coletados e armazenados para posterior análise e auxílio na tomada de decisões.

 

A Rota

 

Os veículos da sua frota são uma das suas principais prioridades. Sua estratégia de planejamento precisa incluir um plano para os tipos de veículos que você possui, quantos você precisa e como você os manterá. 

 

Ao escolher um veículo, você deve considerar vários fatores, incluindo tamanho e capacidade de carga, tipo de combustível, eficiência de combustível e emissões. Além disso, o tipo de trabalho realizado pela frota deve ser considerado. 

 

O melhor veículo para uma frota urbana não será o mesmo veículo escolhido por um prestador de serviços que atende várias cidades rurais. Os gerentes também devem considerar a vida útil do veículo e o cronograma de substituição. À medida que os custos de combustível continuam a aumentar, também deve ser considerado se o plano inclui veículos elétricos.

 

 

Colaboradores

 

Para que a frota opere da forma mais eficiente possível, ela precisa colaborar com o restante da empresa. Os gerentes de frota precisam ser capazes de trabalhar com RH, marketing, gerenciamento e finanças para tomar decisões eficazes para apoiar todo o negócio. 

 

A colaboração garante que os fundos estejam disponíveis para manutenção e substituição quando necessário. Sua estratégia de planejamento precisa incluir diretrizes colaborativas claras para garantir que os gerentes de frota mantenham o controle necessário sobre a frota enquanto estabelecem uma cultura de comunicação com outros departamentos. 

 

Ao desenvolver uma estratégia de planejamento para sua frota, considere suas necessidades e prioridades atuais e futuras. Manter essas quatro prioridades de planejamento em mente o ajudará a criar planos sustentáveis ​​e eficazes.

 

Se gostou deste tipo de conteúdo, acesse nosso site frotas.appelsoft.com.br e conheça nossas soluções!

Software de Gestão para MEI – Disponível para Baixar
DPVAT 2022 Não Será Cobrado? Saiba Porquê
Sefaz Encerra Download De NF-E E CT-E No Dia 01/11