A necessidade de atualização o XML da nota fiscal foi suprida pela nova versão da NF-e, que já vinha sendo discutida aqui no blog da Appelsoft. Desde julho, o contribuinte conta com novos campos e mais opções para atender a casos específicos. Juntamente com as atualizações vieram também alterações nas informações do transporte: agora a modalidade de frete conta com mais opções.

 

Se você ainda tem dúvidas, conheça agora quais são os novos códigos e o que mudou nos antigos:

 

Modalidade do frete

A versão da NFe 4.0 trouxe novas modalidades de transporte na informação sobre frete. Anteriormente os códigos eram os seguintes:

O = Por conta do emitente;

1 = Por conta do destinatário;

2 = Por conta de terceiros;

9 = Sem frete (v2.0).

 

Agora, os códigos foram reformulados com a finalidade de atender a mais casos de frete, com o CIF (Cost, Insurance and Freight – Custo, Seguro e Frete) e o FOB (Free On Board – Livre a bordo).  Por isso, atualmente, os códigos são da seguinte forma:

0 = Contratação do Frete por conta do Remetente (CIF);

1 = Contratação do Frete por conta do Destinatário (FOB);

2 = Contratação do Frete por conta de Terceiros;

3 = Transporte Próprio por conta do Remetente;

4 = Transporte Próprio por conta do Destinatário;

9 = Sem Ocorrência de Transporte.

 

CIF

O CIF (Cost, Insurance and Freight – Custo, Seguro e Frete) indica os custos existentes ao embarcar um produto. Neste tipo de frete, o fornecedor é o responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria.

Resumindo, as despesas são pagas na origem da carga. A empresa contratante também se responsabiliza pelo manuseio e pela entrega do produto ao consumidor final. No entanto, na prática, esses custos são diluídos no valor do produto.

 

Nesse modelo, a mercadoria só é considerada “entregue” quando está em possa do cliente. Por esse motivo, o CIF é interessante para empresas que vendem diretamente ao consumidor final, pois pode proporcionar uma experiência mais tranquila para os clientes.

 

FOB

No FOB (Free On Board – Livre a bordo) o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria. A metodologia é contrária a da CIF. Quem se responsabiliza por todos os processos logísticos é o cliente, inclusive pelo seguro e pelo pagamento do frete. Porém, isso só é feito após a entrega da carga no destino.

 

Essa modalidade de frete é muito utilizada em negociações B2B (entre empresas). Isso acontece quando os dois envolvidos com a transação possuem conhecimento sobre transporte e costumam ter parcerias com transportadoras, o que facilita e agiliza o processo.

 

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