Com a transformação digital cada vez mais presente na atualidade, percebemos a necessidade de garantir uma presença na internet. Afinal de contas, grande parte dos consumidores está conectada às mídias digitais, especialmente para se relacionar com marcas.
E nesse quesito, percebemos o crescimento de e-commerces. No entanto, esse mercado também se encontra competitivo, e para driblarmos a concorrência e garantir qualidade e autenticidade, devemos investir em tecnologia.
Com um sistema ERP, o e-commerce ganha inúmeras vantagens. Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e veja os benefícios de investir em um sistema ERP para e-commerce. Confira!
1. Organiza e otimiza o estoque
Para um e-commerce, o estoque é, sem dúvidas, um setor extremamente importante. Afinal de contas, se não administrarmos bem essa área, podemos obter prejuízos nos produtos, tornando-os inválidos para a venda devido ao seu tempo de estoque.
Além disso, também tem a questão da quantidade necessária para suprir a demanda. Isso porque não queremos fechar a venda de um produto que não encontra-se disponível ou na quantidade necessária.
Por isso, a vantagem de ter um ERP é que todas as informações logísticas podem estar integradas e centralizadas em um único lugar. Dessa forma, o gestor da área consegue acompanhar praticamente em tempo real as entradas e saídas de insumos, e o que precisa ser refeito para que o estoque sempre esteja garantido e de acordo com as demandas dos clientes do e-commerce.
2. Melhora o relacionamento com os clientes
Caso você não saiba, o sistema ERP possui ferramentas para juntar dados e informações comportamentais dos consumidores, sobretudo daqueles que interagem com a sua loja virtual.
Logo, tendo noção da maneira em que o público se comporta no seu e-commerce, como por exemplo, tempo de sessão no site, abandono de carrinho, preferência de produtos, comentários, feedbacks, entre outros, quando são coletados, o empreendedor do e-commerce tem noção do que precisa ser melhorado e otimizado para atrair cada vez mais clientes para a sua loja.
Com isso, conseguimos melhorar ainda mais o relacionamento com os clientes coletando esses dados, e provendo a melhor experiência possível quando estiverem em contato com a sua marca.
3. Emite notas fiscais de maneira rápida e prática
Notoriamente, a emissão de notas fiscais em um e-commerce é crucial. Isso porque as implicações ilegais que podem surgir com a não emissão desse documento, desfavorecendo a marca e levando-a a um quadro onde terá que pagar multas e outras questões legais.
Para reduzir esse problema — e muito — o ERP consegue oferecer suporte na emissão de notas fiscais eletrônicas de maneira automatizada, reduzindo processos burocráticos e reduzindo questões como a necessidade de realizar a redigitação de dados transacionais.
E mais do que isso: o ERP, sendo um sistema totalmente integrado, consegue relacionar essa emissão fiscal com a baixa de estoque, provendo meios para sempre deixá-lo organizado e atualizado.
Gostou deste artigo? Conforme vimos, ter um sistema ERP no seu e-commerce não apenas favorece a competitividade da marca — uma vez que o investimento em tecnologia é um fator crucial para se destacar da concorrência — mas como também torna as atividades mais fluidas, organizadas e, sobretudo, centralizadas.
Assim, o empreendedor terá todo o controle em um único lugar, ganhando mais tempo e disponibilidade para criar estratégias cada vez melhores em sua marca.
Portanto, agora que você já conhece os principais benefícios do sistema ERP em um e-commerce, que tal conhecer a nossa solução? Conheça o Databusiness, sistema de gestão que vai levar sua empresa para o próximo nível.