Em meio a um mercado tão competitivo, mutável e que age com margens muito apertadas como o varejo, empresas buscam constantemente soluções que facilitem suas operações e aumentem os lucros.

De acordo com a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), a implantação de tecnologia no processo de vendas deve ser parte integral das estratégias empresariais, com o objetivo de proporcionar maior movimentação e melhores experiências para o público.

Uma pesquisa realizada pela Zebra Technologies Corporation, em 2015, revelou dados fundamentais sobre a importância da tecnologia no varejo. O resultado mostra que 58% dos consumidores sentem-se influenciados a investirem mais quando existe grande variedade de produtos disponíveis. E ainda, 63% dos consumidores declaram que são mais abertos a técnicas de “upsell” (venda de itens mais caros, mas com qualidade superior), quando é prestado um bom atendimento.

Esses resultados mostram que é muito importante ter informações sobre o consumidor e sobre o estoque, para que seja possível realizar ações assertivas com o intuito de aumentar as vendas e fidelizar o cliente.

A tecnologia deve ser vista como investimento e não como gasto

Com o auxílio da tecnologia, o varejista pode gerenciar as informações do ponto de venda em tempo real. Dessa forma, ele passa a ter conhecimento sobre o fluxo de produtos e determinados comportamentos do cliente, ganhando eficiência na análise de dados e podendo oferecer rapidamente serviços personalizados que melhor se adaptam à necessidade do local.

Investir em alta tecnologia é garantir a melhor aderência do público, aumentar o engajamento, ter maiores taxas de crescimento e contornar crises. Softwares de gestão, quando utilizados de forma inteligente, acarretam boas experiências às pessoas, garantindo o maior interesse pela marca e, consequentemente, maior expansão das vendas.

Investir em tecnologia no varejo é evitar prejuízos

Medidas de prevenção podem diminuir prejuízos em até 80%, e os softwares de Gestão são a tecnologia que pode ajudar o varejista nesse quesito. Portanto, o varejista precisa ter a consciência de que a tecnologia chegou para ajudar na operação da loja, e não constar com essas inovações pode representar perdas e pouca lucratividade ao negócio.

Ficou com alguma dúvida em como um software pode aumentar os ganhos do seu varejo? Clique aqui e saiba mais sobre os nossos softwares ou aqui e fale diretamente com um de nossos consultores

4 Mulheres que revolucionaram o mundo da tecnologia

Principais métodos de gestão de estoque

O software perfeito para lojistas na hora de gerenciar sistema de crediário