No mundo do comércio, a eficiência nas transações financeiras é crucial. O TEF, ou Transferência Eletrônica de Fundos, é uma ferramenta vital nesse processo. Neste artigo, vamos explorar o que é o TEF e como você pode utilizá-lo em sua loja para melhorar a experiência do cliente e otimizar as operações.

Afinal, o que significa o termo TEF?

Antes de tudo, podemos definir que o TEF (sigla para Transferência Eletrônica de Fundos) nada mais é do que um sistema, cujo principal objetivo é realizar a integração entre as vendas de cartões com o processo de automação comercial do PDV. Além disso, também podemos considerar que o TEF se responsabiliza por fazer a comunicação da operadora do cartão com o estabelecimento comercial.

Balcão de uma loja com um computador com um TEF e uma máquina de cartão
Exemplo de um TEF em uma loja

Em outras palavras, o TEF basicamente é um tipo de sistema que possibilita a integração da máquina de cartão com o seu processo de vendas do PDV. Logo, não há necessidade da operadora de realizar a digitação, já que o valor de crédito vai ser alocado para o próprio software do PDV.

Deseja otimizar o processo de compra em sua loja? Clique aqui e descubra como a parceria entre a Appelsoft e a empresa de TEF Payer pode otimizar o processo de compra em sua loja.

Como aplicar o TEF em sua loja?

Sendo extremamente simples, o comerciante precisa seguir alguns pequenos passos para implementar esse tipo de sistema em sua loja. De maneira geral, ele deve realizar a instalação de um software no computador de seu próprio caixa — ou então pode ser no seu tablet ou notebook, por exemplo.

Depois disso, basta conectar o aparelho que foi escolhido na máquina Pin Pad. A partir disso, toda vez que um cliente ir até o caixa e realizar seu pagamento pelo cartão, por exemplo, todos os dados e informações irão diretamente para esse software.

Maquininha PinPad
Exemplo de Pin Pad para TEF

Com isso, todos os dados relacionados à compra ficam centralizados nesse sistema, e o melhor de tudo: de maneira automatizada. Assim, o comerciante conseguirá administrar esses recursos com total tranquilidade, uma vez que os dados são basicamente conciliados com o próprio modelo de vendas da empresa, oferecendo taxas mais interessantes.

Quais benefícios o TEF oferece para sua loja?

Sabendo do conceito e da aplicação do TEF em sua loja (e a tecnologia que esse sistema disponibiliza para as compras realizadas em sua marca) podemos perceber algumas vantagens e benefícios importantes, como por exemplo:

  • Diminuição de filas nos caixas, possibilitando um atendimento mais prático, ágil e otimizado;
  • Previne contra fraudes, já que o sistema coleta dados importantes de cartões. Isso reduz drasticamente a possibilidade de qualquer tipo de cibercrimes;
  • Negociação de melhores taxas, uma vez que o processo de compra e cartão serão integrados ao sistema, oferecendo ao comerciante taxas de transação menos abusivas.
  • Evite várias máquinas de cartão no balcão da sua loja

Dúvidas comuns

O TEF funciona apenas com cartões de crédito?

Não, o TEF é compatível tanto com cartões de crédito quanto de débito. Além de permitir pagamentos eletrônicas, como o PIX.

É necessário um sistema específico para utilizar o TEF?

Sim, é preciso contar com um sistema de vendas integrado ao TEF para aproveitar todos os benefícios.

O TEF é seguro para meus clientes?

Sim, o TEF utiliza medidas de segurança avançadas para proteger as informações financeiras dos seus clientes.

Quais os custos associados à implementação do TEF?

Os custos podem variar de acordo com o provedor escolhido, mas geralmente envolvem uma taxa de instalação e taxas de transação.

Gostou desse artigo? Agora que você já sabe tudo sobre o TEF e como aplicá-lo em sua loja, clique aqui e descubra como a parceria entre a Appelsoft e a empresa de TEF Payer pode otimizar o processo de compra em sua loja.

Como Fazer uma Gestão Eficaz das Rotas de Transporte?

Como Reduzir os Custos da Frota na Empresa?

Os Frequentes Aumentos dos Combustíveis e o Impacto no Setor Logístico