Quando falamos em Indústria 4.0 nos referimos a um processo de transformação que tem revolucionado o setor produtivo em alta velocidade visando melhorar a produção, a distribuição e desenvolvimento de soluções para o cliente.

 

Atualmente, as empresas buscam aprimorar o processo de fabricação de seus produtos e desenvolver serviços mais dedicados às demandas de mercado.

Com o implemento da quarta geração industrial temos a implementação de tecnologias que potencializam todo o processo e que capacitam cada etapa produtiva da melhor forma possível.

 

Também transforma o pensamento estratégico de uma empresa, incentivando a elevação do nível de qualidade da organização.

Inicialmente, entre as inovações existentes na quarta industrialização, podemos ressaltar o implemento do IoT ou Internet das Coisas, Computação nas Nuvens, Análise avançada de dados e a inteligência artificial.

 

Neste artigo falaremos mais sobre o conceito desse nível de indústria e como ela poderá impactar positivamente em todas as empresas do planeta.

 

 

O que é indústria 4.0?

 

Esse tipo de industrialização é referente a um rápido processo de digitalização das manufaturas, ampliação da tecnologia digital e avançada a um determinado modelo de negócio e implemento de uma nova abordagem produtiva que visa alcançar resultados que antes não eram possíveis.

 

Esse tipo de indústria permite combinar inovações e tecnologias de nível digital que inclui a inteligência artificial, a robótica e o uso de sensores para intensificar a produção.

 

Especialistas da área conceituam a indústria 4.0 como uma intensa transformação do processo de fabricação em um determinado ambiente que está conectado aos dados, equipes de colaboradores, processos produtivos, serviços vinculados, sistemas de produção, alavancagem e uso de informações de modo direcionado.

 

 

Atualidade

 

Mesmo que ainda estejamos distantes de ter todo um ecossistema produtivo conectado, os primeiros passos já foram dados.

 

As grandes marcas e grandes indústrias estão buscando antecipar a tendência da inovação e da tecnologia procuram trabalhar com novas iniciativas para acelerar os conceitos dessa nova abordagem industrial em setores internos e externos da empresa.

 

 

Principais benefícios da indústria 4.0

 

A implementação da inovação e dos recursos tecnológicos da indústria 4.0 permite diversos benefícios para a empresa e seus projetos. Com a utilização da internet das coisas, a empresa consegue integrar a automação de diferentes dados em suas máquinas.

 

Também permite enviar e acessar dados com maior velocidade nas nuvens e avançar no processo de gestão através do business intelligence. Dentre outros benefícios, podemos citar:

 

1 – Aumento da produtividade

O processo de otimização e automação é fundamental para elevar a produtividade em cadeia na fábrica e em outros setores produtivos da empresa.

É possível reduzir as paradas na produção, melhorar o uso do ativo da empresa, reduzir os custos de cada ativo e melhorar a produção.

 

Geralmente, boa parte dos benefícios do aumento da produtividade está ligado ao ambiente interno da empresa e também em sua área externa, incluindo a redução dos custos e da automação de processos.

 

2 – Melhoria no ciclo de vidas dos produtos

A implementação de projetos orientados pela quarta geração industrial gera novos resultados qualitativos no ciclo de vida dos produtos. E o ciclo de vida inclui a pesquisa e desenvolvimento até a capacidade de entrega até o cliente.

 

O cliente, em média, busca aumentar a sua produtividade, conforme a necessidade da cadeia de valor. A satisfação do cliente deve estar entre os principais objetivos da empresa e fazer parte de todo o projeto.

 

3 – Melhoria nas condições de trabalho

Quando consideramos os melhores benefícios da indústria 4.0, devemos considerar os impactos dela sobre a vida dos colaboradores que atuam na empresa.

 

Consequentemente, as condições de trabalho se tornam melhores com a implementação de melhores condições de trabalho, proteção em caso de acidentes e, por exemplo, com a instalação de aplicativos que detectam a presença de gases perigosos ou de radiação.

 

 

Conclusão

 

Ao implementar os recursos da indústria 4.0 percebemos o saldo positivo oriundo da transformação de processos, orientações de funções específicas para cada setor, aplicação da tecnologia correta e inclusão da inovação como fator de qualificação de processos produtivos.

 

O grande objetivo é o de gerar valor para o ambiente interno da empresa e para os clientes finais, como forma de elevar o posicionamento qualitativo da empresa no mercado. Novos modelos de negócio e de produção poderão ser alcançados por meio de capacidades inovadoras e abordagem técnica junto aos colaboradores da empresa.

 

Se sua empresa pretende ser inserida no patamar 4.0 ela vai necessitar de uma ferramenta que permita melhorar seus processos, além de eliminar prejuízos e custos, a opção perfeita para é o Toranos.

 

Utilizado pela maioria das empresas de sucesso no Brasil, este é o mais poderoso sistema para Gestão Empresarial do mercado, a ferramenta perfeita para alavancar o seu negócio.

 

Portanto, conheça agora todos os benefícios do Toranos!

DCTFWeb e O que Muda na Questão do INSS?

Desoneração da Folha: Entenda Mais Sobre

O que é uma Log Tech?