Se você não sabe como melhorar a frota de sua empresa, saiba que com a ajuda de um bom sistema é possível otimizar o gerenciamento de frotas, dessa forma é possível que o transporte, coleta, ou prestação de serviços traga lucros para a empresa.

 

Abaixo, mostraremos tudo sobre gestão e como centralizar informações importantes como consumo de combustível, manutenção de veículos, quilometragem, gestão de documento entre outros.

O que é gestão de frota?

Trata-se do gerenciamento de veículos, que são utilizados para transporte, coleta ou prestação de serviços, somente com a centralização de dados há possibilidade de obter uma gestão eficiente, através dela é possível obter informações sobre:

 

  • Manutenção de veículos;
  • Consumo de combustível;
  • Quilometragem;
  • Rotas percorridas;
  • Controle de Documentos;
  • Entre outros.

 

Para que os veículos tragam resultados eficientes para as empresas, estas devem elaborar estratégias que ajudarão a reduzir riscos, custos e despesas.

 

O número de veículos e os modelos não interferem na gestão, já que este procedimento é realizado por empresas de pequeno e médio porte, para que a prestação de serviços ou a entrega seja lucrativa para a empresa, a gestão deverá ser perfeita.

 

Qual a sua importância para as empresas?

As empresas que possuem frota, sabem que gerenciar é incluir planejamento e controlar processos, baseado nas informações que o sistema apresenta. As informações que mais costumam ser analisadas são:

  • Se o motorista está dirigindo de forma eficiente?
  • Qual o estado atual dos veículos?
  • Qual o gasto com combustíveis?
  • Quais são as melhores rotas?
  • Quais são as receitas e despesas da frota?

 

Quando o gestor recebe essas informações, a tomada de decisão torna-se mais fácil, os problemas são mais fáceis de resolver e há uma enorme economia de tempo. Com a ajuda da gestão de frotas, é possível saber se algum processo está tendo um custo muito elevado para as empresas, e se há possibilidade de diminuir custos.

 

É possível saber se todo o potencial da frota está sendo bem aproveitado, ou se há algo que poderá ser melhorado, para os funcionários, para os carros, ou para a empresa em geral.

 

Quais problemas que a gestão de frotas enfrenta atualmente?

Um bom sistema de gestão de frota além de deixar a empresa organizada, também tem capacidade para solucionar os seguintes problemas a seguir:

Burocracia e dificuldade para controlar os custos

Para garantir o sucesso de uma frota, é necessário que a empresa responsável faça o controle de todos os gastos, se a empresa não apresenta um sistema que permita realizar a  projeção de gastos, por exemplo, controlar gastos com combustível e manutenção do veículo, não haverá um acerto no fluxo de caixa.

Desgaste de mão de obra

Com o aumento da jornada de trabalho, os trabalhadores ficam exaustos, o que afeta drasticamente a produtividade, se a empresa tem um sistema eficiente, esta possui o controle de todos os veículos que estão aptos ao trabalho, e também consegue controlar os veículos que necessitam de manutenção.

Ausência da disponibilidade do veículo

Através de um sistema de frotas, a empresa consegue detectar se existe alguma falta de disponibilidade de veículos, afinal sabemos que imprevistos podem acontecer dentro da jornada de trabalho. Se há algum veículo estragado, isso poderá prejudicar o desempenho de seu negócio.

Má gestão de multas e controle de documentos

Quando se trata de frotas de veículos, é necessário ficar atento com multas e os documentos para saber se estão em dia. Através de um sistema completo, a gestão de multas torna-se uma atividade menos burocrática.

 

Somente com uma gestão de multas eficiente, é possível prever uma redução de custos de até 30%.

Quais funcionalidades possui o Frota Certa?

Para ajudá-lo em sua gestão, nosso sistema poderá resolver os gargalos acima, através das funcionalidades que foram desenvolvidas por nossa empresa, confira abaixo algumas:

Controle de combustível

O combustível é a peça-chave para o funcionamento de uma frota, e por isso, deverá ser bem gerenciado para evitar desperdício, através de nosso sistema é possível monitorar:

 

  • Controle de bombas internas;
  • Abastecimento de veículos;
  • Ordem de abastecimento;
  • Faturamento agrupado, entre outros.

 

Há um controle extremamente detalhado, apenas com usuário e senha você consegue saber o quanto sua empresa gastou em tempo real, e onde é possível economizar.

Controle de documentos

É possível acessar todos os documentos dos veículos, incluindo IPVA, controle de compra e venda, infrações, e controle de concorrências, a falta de documentos durante a circulação do veículo também poderá implicar em multas para a empresa, por isso, é importante deixar a documentação em dia.

Controle de manutenção

A manutenção quando não controlada, poderá trazer prejuízos irreversíveis para a empresa, através de nosso sistema de gestão de frota é possível saber quais são os veículos encaminhados para a manutenção.

 

Nosso sistema apresenta outras funcionalidades, por exemplo, controle de pneus, módulo de locação de veículos, módulo turismo, módulo fretamento, módulo viagens, agendamentos, etc.

 

Como ter um gerenciamento que traga bons resultados?

Para garantir sucesso com sua gestão de frotas, além de ter um bom sistema, você deve seguir os passos a seguir, confira:

 

1º Conheça os veículos que serão utilizados, e quais são seus gastos por mês;
2º Faça uma previsão de despesas;
3º Realize gerenciamento de rotas;
4º Avalie seus condutores;
5º Defina metas;
6º Escolha um bom sistema de gestão.

 

Não há como ter um bom gerenciamento de frotas, sem seguir os passos acima, nosso sistema ajudará sua empresa a ter uma previsibilidade de despesas e de lucros. Se houver imprevistos, tudo estará registrado em nosso sistema.

Onde obter um sistema seguro?

O Software Frota Certa é a maneira mais certa de fazer uma gestão de frotas inteligente e eficiente, pequenas e médias empresas poderão realizar um gerenciamento tranquilo.

 

Veja abaixo, quais são os benefícios que nosso sistema tem para oferecer aos nossos clientes:

 

  • Diminuição do custo de manutenção da frota;
  • É possível controlar os gastos;
  • Há um aumento de produtividade;
  • A frota torna-se mais disponível;
  • Facilita a tomada de decisões.

 

Nosso sistema tem funcionalidades para controle de combustível, controle de documentos, controle de manutenções, controle de pneus, locação de veículos, módulos turismo.

 

Portanto, se você quer experimentar nosso sistema peça ainda hoje, uma demonstração para conferir o desempenho na prática, caso precisar fale com nosso time comercial.

[Insight]Como fazer uma gestão eficaz das rotas de transporte?

Controle de Combustível da Frota – Como Fazer

Controle Inteligente de Rotas da Sua Frota