A legislação brasileira, através do Código de Defesa do Consumidor, prevê a garantia de peças automotivas, se você é gestor de frotas, fique atento para evitar prejuízos. Abaixo, mostraremos como este processo funciona e como nosso sistema poderá ajudar a manter a garantia em dia.

 

 

O que é a garantia de peças automotivas?

 

Se refere a um direito que é atestado pelo Código de Defesa do Consumidor, fique atento, pois há algumas empresas que ainda não estão em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, antes de adquirir qualquer peça para a sua frota, é importante consultar se a mesma é legítima.

 

Por padrão, para que seja possível realizar a troca de uma peça com defeito, é necessário dispor de um prazo de até 90 dias, depois que o cliente realizou a compra na loja, em algumas situações, é provável que esta garantia atinja um prazo de até 36 meses, de acordo com a política da autopeça.

 

 

Quais defeitos esta garantia costuma cobrir?

 

Para que não haja conflito de informações, é necessário conhecer quais são as principais coberturas que uma garantia oferece, abaixo, listamos as principais coberturas disponíveis no Brasil:

 

Fabricação

O defeito de fábrica é um dos mais comuns que podemos encontrar, caso esteja no prazo vigente, a empresa poderá solicitar a troca do produto.

 

Armazenamento e transporte

O armazenamento inadequado também poderá afetar a qualidade do produto, a troca ou reparo poderá ser solicitada pelo cliente, se for comprovado que houve danos durante o transporte.

 

Manuseio

Se a embalagem foi aberta de maneira inapropriada, afetando com isso, o funcionamento do produto, é possível que haja cobertura devido aos danos causados, para esta situação, recomenda-se esperar um prazo de até 30 dias para a análise.

 

 

Como funciona este processo?

 

Se o seu produto apresentar algum defeito, é fundamental saber como funciona a garantia de peças automotivas, antes de começar a solicitar o reparo, encaminhe à loja o produto com defeito juntamente com a sua nota fiscal, a análise técnica será então realizada.

 

De modo geral, o resultado da análise costuma ter um prazo de 30 dias, tudo depende da política da empresa e do tipo do produto que apresenta defeito.

 

 

Dicas para autopeças e empresas de frotas

 

Se você é gestor de frotas, fique atento às condições de garantias que as mecânicas e autopeças estão disponibilizando. Para manter a garantia de peças automotivas, observe os detalhes abaixo:

 

  • Através do Frota Certa, faça o controle de suas notas fiscais, caso seja necessário, com a nossa fiscal será possível realizar a troca de qualquer peça;

 

  • Suas peças devem ser armazenadas em local adequado, é necessário respeitar as medidas, peso, data de fabricação, dessa forma, é possível simplificar o trabalho de controle de estoque;

 

  • Para a sua frota, proporcione qualidade comprando peças 100% originais, com as peças originais a sua empresa poderá contar com assistência necessária, os produtos confiáveis poderão garantir maior segurança para seus motoristas.

 

Com a ajuda de nosso sistema 100% automatizado, é possível manter a garantia de sua frota em dia, com o auxílio do controle de documentos, você que é gestor de frota consegue encontrar todos os dados.

 

 

O que compõe o termo de garantia?

 

Quando adquirir um serviço de garantia, não deixe de ler o termo de garantia, pois neste item, encontram-se todos os tipos de coberturas que a empresa oferece, também encontramos telefones e dados para contato, veja alguns dados que constam neste termo:

 

Prazo de garantia

Neste item, você encontrará o tempo previsto para que a empresa possa cobrir defeitos de fabricação ou realizar a troca da peça.

 

Tipos de defeitos

No termo de garantia, podemos localizar os tipos de defeitos que poderão acontecer, observe os defeitos que existem atualmente no Brasil, há somente 6 defeitos que podem ocorrer.

 

Autopeças e mecânicas, geralmente dispõem de acompanhamento técnico, para poder indicar o produto, componente e a peça ideal para que a manutenção do veículo possa ser bem-sucedida. Por isso, aproveite o nosso módulo de controle de manutenções, para deixar em dia as suas garantias.

 

 

Conheça nosso sistema na prática!

 

Temos um sistema chamado Frota Certa, onde é possível dar entrada de peças e de ordens de serviços, com apenas alguns cliques, graças ao controle de manutenções você também é capaz de controlar as garantias e os pedidos de compras.

 

Além disso, ele permite cadastrar mecânicos e autopeças parceiras, e com isso, você consegue evitar prejuízos com a garantia de peças automotivas, peça a nota fiscal e fique atento para não perder o prazo.

 

Gostou? Comece a reduzir custos em sua frota agora mesmo, cadastre-se e acesse nossos módulos gratuitamente por um mês!

Checklist de veículos: Passo a passo para otimizar sua gestão de frotas

Planilha de Manutenção Preventiva de Veículos – Grátis

Cadastro de Produtos: Vilão ou Mocinho do Seu Negócio?