A eficiência, produtividade e competitividade das empresas de transporte dependem de outros fatores que vão além do aspecto logístico.

É fato que quando pensamos em melhorar os resultados organizacionais, elementos como tecnologia e inovação costumam ser as primeiras coisas que nos vêm à mente. No entanto, esteja ciente de que existe um fator central sem o qual a realização das operações logísticas de uma organização podem deixar a desejar: o capital humano.

O treinamento dos motoristas da frota da sua empresa é fundamental por diversos motivos, principalmente quando envolve transporte de mercadorias e pessoas. Continue lendo para descobrir por que seu negócio deve investir nisso.

Segurança e preservação da vida

Ao investir no treinamento de seus motoristas, como por meio de cursos de direção defensiva, sua empresa ajuda a prevenir acidentes e proteger vidas.

Nesse sentido, vale destacar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito todos os anos. Além disso, cerca de 90% deles são causados por erro humano.

Ao receber treinamento de alta qualidade, os motoristas podem dirigir com cuidado, cautela e eficiência. Como resultado, as empresas perdem menos funcionários por acidentes.

Preservação da saúde financeira de sua empresa

Treinar os motoristas da frota da sua empresa também pode ajudar a manter sua saúde financeira.

Por exemplo, organizações que oferecem treinamento sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ajudam os motoristas a conduzirem os veículos com cuidado, uma vez que eles passam a seguir as orientações da norma. Eles percebem que obedecer ao limite de velocidade, não usar celular e não passar no sinal vermelho são condições básicas para não serem multados.

Nesse sentido, a empresa, além de ter um comportamento saudável no trânsito, não leva multas, o que sem dúvida ajuda a manter sua saúde financeira.

Sustentabilidade

O treinamento de motoristas que se concentra em práticas sustentáveis pode beneficiar sua empresa e garantir que ela construa uma imagem positiva perante seus públicos.

Existem práticas ecológicas que precisam ser compreendidas por motoristas para que tenham uma atuação sustentável no trânsito. Por exemplo, não jogar lixo pela janela e trocar os componentes do veículo que estão desgastados e produzindo fumaça em excesso, poluindo o meio ambiente.

Retenção de motoristas/talentos

Investir na qualificação dos motoristas da frota de sua empresa é também um bom motivo porque contribui para reter talentos. Como resultado, seus funcionários se sentirão mais motivados e poderão dar o seu melhor, tornando-se mais produtivos.

Afinal, quando uma organização investe na qualificação dos seus funcionários, eles se sentem especiais, pois percebem que o negócio para o qual trabalham acreditam em seu potencial e crescimento.

Viu que investir na formação de motoristas pode garantir múltiplos benefícios para o seu negócio? Reduzir custos, aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho são exemplos.

Você sabia que nosso software pode ajudar sua empresa a gerenciar suas operações logísticas com mais eficiência? O sistema Frota Certa é a solução perfeita para gestores que desejam controlar de forma eficaz seus processos logísticos. Que tal agendar uma demonstração? Aproveite!

[Insight]Como fazer uma gestão eficaz das rotas de transporte?

Como Montar um Plano de Manutenção para Minha Frota?

Como Calcular o Consumo de Combustível?