Para que uma empresa de frotas esteja em conformidade com a lei e com a necessidade dos colaboradores que atuam nessa função específica do negócio, é necessário que se realize manutenção preditiva, preventiva e corretiva, periodicamente.

Apenas a partir delas é possível compreender como evitar os prejuízos com os veículos da companhia, ao mesmo tempo que assegura a integridade física do trabalhador. Essa medida garante que a empresa mantenha o controle e não seja pega de surpresa.

Já pensou na possibilidade de ter que arcar com custos altos, devido à falta de manutenção na frota, quando eles poderiam ser evitados desde o princípio caso a gestão tivesse levado em conta as distinções e as funções específicas de cada veículo?

Pois é! Isso acontece muito mais do que deveria. Justamente por notar essa falha constante, percebemos que ainda existem algumas dúvidas a respeito da manutenção preditiva, preventiva e corretiva.

Pensando em esclarecê-las, trouxemos algumas informações sobre as suas características básicas, para que tudo seja esclarecido de forma efetiva. Confira abaixo.

Saiba a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva

Bom, uma vez que já compreendemos a necessidade de realizar manutenções para que o serviço da frota não seja prejudicado, gerando custos e impedindo que a lucratividade seja a esperada, é hora de compreendermos as diferenças entre cada uma delas.

Da mesma forma que os veículos são diferentes, os tipos de manutenção também são, isto é, elas existem para garantir a continuidade do trabalho de acordo com a necessidade de cada momento do transporte. Saiba mais!

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva analisa diretamente o desempenho da frota, levando em conta as especificidades de cada veículo, com o objetivo de evitar a incidência de falhas.

Para isso, ela seleciona, a partir da tecnologia e do monitoramento preciso, quais são os carros que precisarão passar por novas inspeções e qual é o período de tempo em que danos mais sérios podem ocorrer.

Ela possibilita maior economia, tendo em vista que os próprios motoristas conseguem notar e avisar sobre eventuais problemas.

No entanto, se levarmos em conta o fato de que os colaboradores precisam de treinamento específico, pode ser mais rentável delegar essa função para uma empresa especializada.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva tem como objetivo evitar que problemas ou falhas aconteçam e atrapalhem o desempenho da frota como um todo.

Por vezes, os carros são imprevisíveis e acabam quebrando nos momentos mais inoportunos, com isso, a manutenção preventiva faz o papel de realizar análises periódicas a fim de garantir que tudo esteja nos conformes até a próxima vistoria.

Esse planejamento assegura que a empresa tenha menos custos com danos ou problemas rotineiros de desgaste, tendo em vista que todas as partes que mais tendem a dar trabalho são avaliadas.

Entre elas, estão o estado em que os pneus se encontram, o óleo do motor, o filtro de ar, o alinhamento, todo o sistema elétrico e o sistema de transmissão, os amortecedores e a suspensão.

Aproveita e confira a nossa planilha grátis sobre Manutenção Preventiva de Veículos.

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva, por sua vez, precisa ser realizada apenas quando algum componente do veículo necessita de conserto instantaneamente, pois ela basicamente se pauta em trocar peças ou resolver as falhas de funcionamento.

No entanto, deixar a situação chegar a esse ponto pode ser danoso para o trabalho da frota, pois os veículos tendem a ficar parados durante algum tempo, e, dependendo do transporte ou do período disponível para tal, pode ser um problema.

Após todo esse esclarecimento, podemos afirmar que é melhor prevenir do que remediar, certo? E para isso não é necessário montar grandes equipes dentro da companhia, basta passar o bastão.

Aqui na Appelsoft, disponibilizamos recursos inovadores para garantir que a manutenção preditiva da sua frota seja realizada sempre que necessário.

Que tal conhecer um pouco mais sobre essa solução? Saiba mais aqui!

FONTE: https://juntosnocaminho.com.br/manutencao-preventiva-e-corretiva

4 erros que você não pode cometer ao fazer fluxo de caixa

Como um Software de Gestão pode diminuir a procrastinação dentro das organizações

4 Tendências de Tecnologia para o Setor de Logística em 2022