Os Contêineres são extremamente importantes para a economia no mundo todo e não apenas no Brasil, por isso, mostraremos abaixo, como a crise de Contêineres no Brasil poderá afetar de maneira negativa vários países no mundo, entenda todo o processo da crise a seguir.

 

 

O que são Contêineres?

 

Traduzido do português, quer dizer container que é utilizado para ser um recipiente ou cofre de carga, ou seja, auxilia no transporte de mercadorias de qualquer natureza, o container é extremamente resistente podendo ser utilizado para tarefas repetitivas e contínuas.

 

É mais resistente à corrosão do que o próprio aço, não compromete a estrutura da carga, é ideal para facilitar o carregamento, transporte e movimentação nos terminais de carga, por isso, é necessário que tenha tamanhos padronizados.

 

 

Entenda a crise de Contêineres no Brasil

 

A crise de Contêineres no Brasil atinge cerca de 128 empresas, segundo o CNI (Confederação Nacional das Indústrias), mais de 70% dessas empresas estão tendo problemas devido à falta de contêineres ou navios.

 

As exportações brasileiras mais afetadas são carne, frutas, café e demais produtos que dependem de container, todo o comércio internacional no pós-pandemia está com limitações logísticas, a frota global de container começou em 2019, sendo drasticamente atingida no primeiro trimestre de 2020.

 

Será necessário aguardar meses para que os containers novos possam ser fabricados, um container novo está custando cerca de US$ 2.500,00 e as taxas de losing também apresentaram um aumento de 50% depois da pandemia.

 

 

Qual o valor do frete marítimo atual?

 

O frete marítimo também está sendo afetado com  a crise de Contêineres no Brasil, após janeiro de 2020, a alta atingiu uma taxa de 357%, somente a costa leste dos EUA está cobrando um valor de US$ 9.300.

 

Para driblar este transtorno, é necessário que as empresas contem com um bom sistema que ajude a manter a logística em dia, com toda a frota organizada e com sua manutenção em ordem.

 

 

Qual o motivo da falta de Contêineres?

 

Alguns fatores contribuem para aumentar ainda mais a falta de container, veja quais são esses motivos:

 

Não há container suficiente

Após a pandemia, houve uma drástica queda do comércio mundial, que afetou o fluxo normal de contêineres. As taxas também foram prejudicadas, por conta dessa escassez, em um pequeno espaço de tempo, há um aumento expressivo de alimentos e produtos para exportação.

 

Portos congestionados

A força de trabalho alcançou vários segmentos, principalmente a indústria e serviços,  por exemplo, os motoristas de caminhão. Devido a este fato, foram registrados diversos atrasos nos navios, problemas com viagens perdidas e limitações nos volumes que estavam previstos para serem entregues.

 

Embarcações operacionais diminuídas

Por conta da desaceleração do comércio no mundo, as embarcações necessitaram de reformas. Houve então, uma queda de navios em todo o mercado, os casos de COVID-19 a bordo interromperam diversas viagens.

 

Alteração no fluxo de mercadorias

O comportamento de compra também obteve mudanças,  depois do COVID-19, o comércio global sofre por causa de muitas irregularidades, este é um dos fatores que ajudam a elevar o  valor do transporte de cargas e os custos das transportadoras.

 

 

Como enfrentar o gargalo da falta de containers?

 

O investimento em logística e tecnologia tem sido a solução criada pelos Portos Brasileiros para minimizar o impacto causado pela falta de containers, há investimentos também em acessibilidade rodoferroviária, o Porto Sem Papel promove a integração de sistemas de informação dos órgãos intervenientes.

 

Isso proporciona uma troca eficaz de informações, padronização de processos, agilidade na tomada de decisões e uma extensa redução de custos e de burocracia, através do sistema de agendamento que está sendo utilizado nos Portos, também auxilia na diminuição de congestionamento de veículos.

 

Apenas no Porto de Santos, estão sendo realizadas várias intervenções em desenvolvimento, para trazer melhorias para a exportação do Brasil, estas intervenções trazem benefícios econômicos e sociais para toda a população.

 

A Ecovias também está contribuindo fortemente, para trazer melhorias para as indústrias do ABCD e da baixada santista, existem diversas ações para reduzir problemas ligados ao congestionamento, principalmente na região de Cubatão.

 

O investimento em logística, tecnologias e rotas alternativas têm trazido resultados positivos para a indústria.

 

 

Como melhorar a logística de sua empresa?

 

Portanto, a crise de Contêineres no Brasil poderá ser diminuída através do uso de um bom software como o Frota Certa. Ele permite planejar as entradas e saídas de suas mercadorias, o que facilita também o controle de containers

 

Portanto, Baixe já o Frota Certa sem compromisso e otimize a gestão de frota de sua empresa!

Dicas de Como Criar Sua Loja Online

Calibragem dos pneus, inimigo nº 1 da segurança e manutenção

PRF lança calendário completo de restrições a veículos de carga em BRs para 2018