Uma etapa muito importante para garantir que sua empresa esteja legalizada é fazer a emissão de Notas Fiscais (NFs) para suas vendas ou serviços prestados. Esse documento fiscal tem o objetivo de garantir que os tributos foram calculados para o recolhimento ao município, Estado e união.
As notas fiscais também têm como finalidade contar o prazo de garantia do que foi comercializado, até para controle da própria empresa, comprovar a entrega de produtos e serviços e como prova de forma de pagamento.
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é a versão digital do documento fiscal tradicional. Ela pode ser emitida e armazenada virtualmente, sendo válida junto a uma assinatura digital.
Para muitos empreendedores isso tudo já é uma realidade, porém se você ainda não entende muito sobre o tema, essa post é para você. Confira como você pode emitir notas fiscais eletrônicas sem dor de cabeça e a diferença entre cada uma delas.
CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico)
Criada em 2012, essa Nota Fiscal Eletrônica é necessária para transportes de cargas, seja rodoviário, aéreo, ferroviário ou fluvial. A CT-e busca reduzir os custos de frete e diminuir a discrepância entre as notas e bens transportados do ponto de origem ao destino, aumentando a eficiência e legalidade de todo o processo.
Sua autenticidade é comprovada por meio da Assinatura Digital do vendedor e pela permissão fornecida pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda).
Veja como emitir a CT-e de forma rápida e fácil agora.
NF-e (Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias)
A nota fiscal eletrônica é utilizada para a venda de produtos que sofrem cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Ela substitui o modelo tradicional e sua validação é garantida pela assinatura digital do emissor e pela autorização da Secretaria da Fazenda do Estado da empresa.
A Appelsoft criou o Databusiness, a solução completa para gestão e automação comercial de empresas. Confira agora como esse sistema facilita a de emissão de NF-e.
NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica)
A NFC-e é outro tipo de nota fiscal eletrônica, mas cuidado para não a confundir com a NF-e. Esse documento eletrônico substitui notas fiscais de vendas ao consumidor (modelo 2) e cupom fiscal emitido por uma impressora ECF. Dessa forma, a NFC-e pertence ao mundo do varejo e comércio, sendo o tipo de nota fiscal emitida por supermercados, farmácias, açougues, restaurantes, bares e afins.
Um dos grandes diferenciais da NFC-e é a digitalização da emissão do cupom fiscal por meio da comunicação direta com a SEFAZ em cada compra, o que permite que o consumidor final consulte todas as notas fiscais emitidas. Conheça outras vantagens da emissão de NFC-e aqui.
Esse é o momento de se adaptar às tecnologias e aproveitar as vantagens de modernizar o seu negócio. A Appelsoft oferece emissão de nota fiscal para empresas em todo o Brasil. Conheça agora nossos serviços.