Uma das formas de atividades mais antigas da humanidade, a mineração continua sendo de suma importância para a vida atual.

Atingindo os seus R$209 bilhões em faturamento, no ano de 2020, no Brasil, a atividade representa 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Dados realmente impressionantes, não?

Como se não bastasse esse ponto, a mineração ainda tem um papel muito presente na balança comercial nacional, sendo responsável por R$72,3 bilhões em impostos no mesmo ano.

É justamente por ser uma área altamente rentável para a economia do país, que a mineração precisa ser pensada estrategicamente, a fim de evitar qualquer prejuízo econômico ou impactos ambientais nocivos.

Esses problemas podem ser evitados com a implementação de um plano de manutenção para máquinas de mineração.

O plano de manutenção pode ser automatizado, facilitando a vida do gestor e da equipe por meio de um software.

Acompanhe a seguir as melhores formas de montar o seu plano:

Descubra como montar um plano de manutenção para máquinas de mineração

Antes de tudo, é preciso compreender algumas questões específicas ao montar o seu plano de manutenção, como, por exemplo:

Levantamento dos ativos

Realizar o levantamento dos ativos é a parte mais importante antes de começar a planejar a implementação de uma nova estratégia para a manutenção de máquinas de mineração.

Verificar as condições dos maquinários e documentar todo o processo de forma acessível e prática para a análise dos gestores é um passo fundamental para que o plano de manutenção para máquinas de mineração saia conforme o esperado.

O maior motivo de realizar esse levantamento é buscar a redução de custos com possíveis reparos e com a contratação de equipes de manutenção. Ao seguir esse primeiro passo corretamente, você economiza de 30 a 50% do orçamento operacional.

Acompanhamento de estoque

Sabemos que a reposição de estoque representa um alto custo para empresas de qualquer segmento, neste caso, com a aquisição de equipamentos e tudo o que envolve a logística, desde armazenamento até a instalação, os valores desembolsados são ainda maiores.

Com o plano de manutenção para máquinas de mineração auxiliando no acompanhamento do estoque, você evitará a compra de equipamentos novos sem necessidade.

Definição do plano

A definição do plano de manutenção é efetiva por ser abrangente. Isto é, ela não afeta positivamente a produtividade apenas com manutenções preditivas, mas também auxilia na preventiva e na corretiva.

Com isso, você poderá categorizar todas as máquinas de mineração, de acordo com a baixa ou alta relevância para a operação em questão, elevando a eficiência do equipamento para cada função específica.

Após a definição do plano acontecer de forma correta, levando em conta todos os pontos do trabalho de manutenção, é preciso avaliar os KPI’s dos procedimentos e das rotas.

Segurança do trabalho

A segurança do trabalhador é um ponto importantíssimo para todos que trabalham no ambiente de mineração.

Tudo no local deve estar de acordo com as normas NR-13, incluindo o treinamento das equipes de manutenção e os maquinários com garantias de boas condições de trabalho.

Monitoramento de dados

Monitorar dados é imprescindível para observar a confiabilidade dos equipamentos de mineração, a fim de reduzir as intervenções corretivas após uma falha.

Avaliação final

A partir do plano de manutenção para máquinas de mineração, o gestor avaliará o trabalho da equipe em todos os sentidos.

Cabe aos membros assegurar se todos os procedimentos padrões estão sendo cumpridos da forma que deveriam.

Se você precisa saber qual é a melhor forma de garantir que o seu plano de manutenção para máquinas de mineração esteja em conformidade com as normas do setor, agende uma demonstração conosco!

FONTE: https://dynamox.net/blog/passo-a-passo-para-um-plano-efetivo-na-mineracao

Quais são os principais problemas na gestão de combustível?

ESG na Gestão de Frotas: O que é e sua importância

Como aumentar a produtividade do Gestor de Frotas: Dicas e Estratégias