O combustível representa boa parte dos custos de uma frota, mas em alguns casos os gastos com manutenção também pesam no caixa da empresa. Afinal, é possível economizar com combustível e com a manutenção dos veículos? Sim, isso é totalmente possível e é sobre isso que iremos falar.

Existem boas práticas que quando colocadas em ação, podem gerar economia, aumentar a vida útil da sua frota e reduzir custos de manutenção. Continue lendo para conferir mais sobre o assunto!

Faça manutenções preventivas

A melhor forma de prevenir altos custos de manutenção é com a realização periódica de manutenções preventivas. Assim, caso surja qualquer problema será possível resolvê-lo rapidamente, antes que afete outros componentes do veículo e encareça o conserto.

Gerenciamento de combustível

Existem ferramentas hoje em dia que permitem o monitoramento do consumo de combustível de cada veículo. Assim, é possível identificar o padrão de cada veículo e será fácil perceber caso o veículo esteja com algum problema que o leve a consumir mais.

Otimize rotas

Essa é outra dica valiosa para quem quer economizar com combustível e manutenção. Procure otimizar ao máximo todas as rotas. Quanto mais entregas for possível fazer dentro de um único percurso, melhor para a logística do seu negócio.

Mas, tenha atenção também a rota escolhida. Evite estradas em más condições, pois isso pode afetar diretamente as condições de sua frota e pode inclusive, colocar a vida do motorista em risco.

Treinamento dos motoristas

Existem boas práticas de condução que devem ser colocadas em prática para garantir a máxima economia de combustível. Algumas delas são:

  • Dirigir com moderação: dirigir com velocidade moderada é uma das maneiras mais eficazes de economizar combustível;
  • Cuidado com o veículo: é importante checar sempre a pressão dos pneus, conferir se é preciso calibrar e fazer uma pequena inspeção para se certificar de que está tudo certo com o veículo;
  • Evitar acelerações bruscas e frenagens desnecessárias: dirigir de forma suave e previsível também ajuda a reduzir o consumo de combustível;
  • Utilizar a marcha certa: cada velocidade requer uma marcha e é importante estar atento a isso, para economizar no combustível.

Para mais detalhes sobre o tópico, confira o nosso artigo completo sobre treinamento dos motoristas.

Tenha apoio de uma solução para a gestão de frotas

Assim como existem sistemas para acompanhar o consumo de combustível, há outras ainda mais completas que dão apoio em toda a gestão de frotas. Assim, é possível acompanhar de perto todos os processos, para garantir que rodem da melhor forma possível.

E é claro que isso implica na maior economia de combustível e redução dos custos com manutenção. A tecnologia não só pode, como é uma grande aliada de quem trabalha com a gestão de frotas.

Quer entender melhor como isso funciona na prática? Clique aqui e conheça mais sobre o Frota Certa, uma solução completa para a gestão de frotas. Todos os pontos que citamos aqui podem ser colocados em prática com alguns cliques no Frota Certa.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e tenha te ajude a economizar combustível. Se você gostou do artigo, não deixe de compartilhar em suas redes sociais!

Como reduzir o consumo de combustível da sua frota?

Recapar Pneus vale a pena? Descubra agora

Como fazer o Controle de Manutenção de Frota