A Black Friday está chegando e, diante disso, as empresas devem estar prontas para aproveitar as oportunidades e economizar. A propósito, sua organização já possui um sistema ERP? Esse evento é uma grande oportunidade para obtê-lo.

Um sistema ERP pode garantir diversas vantagens para uma empresa de varejo. Abaixo, apresentamos quatro. Acompanhe!

1. Competitividade e crescimento do negócio

A transformação digital já é uma realidade para muitas empresas do setor de varejo. Se você não observar essa tendência, pode tornar sua empresa pouco competitiva no mercado.

Um sistema ERP possui uma variedade de recursos que podem garantir a otimização do desempenho de diversos processos no cotidiano de trabalho das empresas do setor varejista. Por exemplo, compra de produtos, pagamento a fornecedores, faturamento e atendimento ao cliente. Ao desenvolver essas operações com eficiência e produtividade, sua organização pode, sem dúvida, vivenciar um rápido crescimento no mercado.

2. Controle de estoque

Manter o controle de estoque é um dos maiores desafios enfrentados pelo setor varejista. Esta é uma atividade que pode comprometer a maioria dos processos operacionais de uma empresa, vale dizer.

Por exemplo, uma organização que não tem controle sobre seu estoque pode prejudicar as vendas e, portanto, a receita e os lucros, além da satisfação do consumidor. Viu como tudo está interconectado?

Porém, com a implantação do sistema ERP, os dados dos processos são enviados automaticamente para o software, permitindo que os gestores controlem efetivamente os produtos em estoque.

Suponha que o vendedor X fechou a venda de 10 produtos Y, reduzindo assim a quantidade desse item no estoque. Ao ter essa visão proporcionada por um sistema ERP, o gestor do estoque pode solicitar a compra de mais produtos Y, de forma a preservar a empresa diante de uma possível nova venda.

3. Eficiência na gestão das finanças

Gerenciar seu negócio por meio de um sistema ERP aumenta a eficiência do controle financeiro.

Um sistema ERP gera relatórios de controle financeiro precisos que podem garantir a saúde do seu negócio. Isso porque a tecnologia integra dados de diferentes departamentos para garantir que os gestores tenham uma visão ampla da saúde financeira da empresa. Por exemplo, despesas de compras; despesas setoriais; despesas de marketing; etc.

Munidos dessa visão, os gestores podem realizar uma gestão financeira eficaz, como evitar gastos desnecessários e identificar custos que devem ser cortados dentro da organização.

4. Decisões rápidas e sólidas

Ao usar um sistema ERP em sua empresa, você pode tomar decisões rápidas e confiáveis. Isso porque, em geral, essa tecnologia centraliza os dados de todos os departamentos de uma organização em apenas um lugar, facilitando sua leitura e interpretação.

Com base nisso, os gestores podem tomar decisões que permitem que o negócio alcance rapidamente seus objetivos e permaneça no caminho certo.

Ter um sistema ERP se tornou fundamental para a empresa varejista que quer aumentar sua eficiência e otimizar a realização dos seus processos. Agora que sabe disso, tome a decisão certa e implemente essa tecnologia em seu negócio.

Sua empresa ainda não possui um sistema ERP? Conheça o Databusiness ERP, uma solução completa para gestão e automação comercial de empresas de pequeno e médio porte, permitindo a impressão de orçamentos, pedidos, notas e cupons fiscais eletrônicos.

Como Fazer um Checklist de Manutenção Preventiva de Caminhões?

Controle de Estoque: Tudo O que Você Precisa Saber

Transporte de Cargas Especiais: Quais Cuidados Devem Ser Tomados?