É fato que o combustível no Brasil está impactando os serviços de fretes e delivery, no entanto, muitas pessoas não sabem que o software de controle de frotas pode sim ajudar a reduzir custos com combustível, o software poderá também ajudar a melhorar os principais problemas relacionados ao gerenciamento de logística do país.

Situação do preço do diesel atual no Brasil

Segundo a ANP(Agência Nacional do Petróleo), no começo do mês de março de 2022, o preço do diesel avançou cerca de 0,21% somente o diesel fabricado pela Petrobras este ano já subiu cerca de 35%, de acordo com o CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura).

O cenário mundial também não é favorável para a produção de petróleo, há outros países como Alemanha, França, Reino Unido e Austrália com valores ainda mais elevados, que reflete diretamente para o consumidor final e para todas as empresas que dependem de combustível para se manter ativa no mercado.

O preço que o Brasil pratica atualmente deve levar em consideração as commodities do mercado internacional, que são calculadas em US$/litro, ou seja, se o dólar está alto o preço dos combustíveis também subirá, afetando com isso, toda a cadeia produtiva.

Abaixo, separamos alguns dos fatores que podem contribuir para encarecer os preços dos combustíveis:

  • Dólar vs preços dos combustíveis;
  • Impostos e custo de produção muito caro, onde podemos incluir: distribuição e revenda, CIDE, PIS/PASEP, COFINS, ICMS e realização Petrobras;
  • Custo com o etanol.

O Preço da Paridade Internacional também influência na formação do preço brasileiro, no último ano em todo o mundo o barril de petróleo aumentou cerca de 70%, em 2021 houve um aumento significativo devido a baixa produção global que foi provocada pela pandemia do COVID-19.

Como é calculado o custo operacional com o transporte?

Comumente, o transporte de cargas é calculado com base em frete-peso, frete-valor e taxas complementares, é importante destacar que o frete-peso está relacionado com custos operacionais diretos e indiretos, portanto inclui as despesas fixas e variáveis.

O primeiro passo para não errar no cálculo é conhecer qual o tipo da carga que será transportada, deve ser incluído o número de eixos carregados do veículo, juntamente com a distância percorrida.

Você também pode utilizar a  tabela que a ANTT disponibiliza, se você é um gerente de frotas saiba que é necessário respeitar a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. Com o auxílio de uma tabela de frete, é possível determinar um valor pré-fixado para o transporte de cargas.

Para que você possa encontrar o custo operacional, basta multiplicar: tipo de carga a ser transportada, o número de eixos carregados do veículo e a distância a ser percorrida, o custo final será definido por km/eixo.

É necessário não se esquecer dos valores variáveis que também compõem o preço final, por exemplo:

  • Pedágios;
  • Seguro;
  • Alimentação do motorista, quando for necessário;
  • Margem de lucro;
  • Taxas e tributos (IR, INSS, ICMS, etc.).

Através de ferramentas automatizadas, é possível calcular o frete sem cometer erros, a simulação disponível nos sistemas de ERP devem respeitar os planos mínimos de frete, por isso, se você não sabe como fazer este cálculo, convém utilizar um software de controle de frotas, que ajuda a automatizar todo o processo.

Quanto representa o diesel no frete?

Hoje em dia, o custo de transporte de carga está elevado por conta do preço do diesel, apenas este item representa somente 35% das despesas do segmento, esta alta está afetando todas as cadeias produtivas, principalmente aquelas que necessitam do combustível para locomover sua frota.

Algumas medidas básicas como a adoção de um bom sistema de gestão, manter a manutenção e troca de peças em dia, ajudam a reduzir custos de maneira significativa, no entanto, a Confederação Nacional dos Transportes está adotando medidas importantes que favorecem diretamente o setor de cargas e transportes.

A CNT reconhece que as oscilações que estão ocorrendo com o preço dos combustíveis, no futuro poderão provocar uma insolvência generalizada no setor, para minimizar este impacto negativo, está sendo realizada em todo o país obras de ampliação e modernização com o objetivo de diminuir os gargalos com a logística do país.

Como utilizar o software de controle de frotas? Confira!

Portanto, se você necessita de ajuda para melhorar a gestão de sua frota, baixe já o software de controle de frotas gratuitamente, através desse software será possível otimizar os gastos dos veículos de sua frota, minimizando assim, despesas com combustíveis, manutenção, etc.

Faça seu cadastro e comece a utilizar todos os módulos disponíveis por um mês, caso necessite de uma funcionalidade específica, fale com nossos especialistas!

Novas atualizações na Lei dos Motoristas: Veja o que mudou

DPVAT 2022 Não Será Cobrado? Saiba Porquê

Como Fazer Rodízio de Pneus Corretamente