No Brasil, o número de roubos e furtos de veículos ultrapassou a marca de um milhão nos últimos anos, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança Pública (SINESP).

Esta é uma realidade que os gerentes de frota devem ficar em alerta. Afinal, roubos e furtos de veículos não só causam prejuízo financeiro à empresa, como também colocam em risco a segurança dos motoristas.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar cinco formas de prevenir furtos e roubos de veículos em sua frota. Confira!

1. Verifique os antecedentes dos funcionários (motoristas) de sua empresa

Verificar os antecedentes dos motoristas de sua empresa é uma forma de prevenir roubos e furtos. No entanto, isso deve ser feito antes da contratação do profissional, vale destacar.

Por mais que se trate de uma política de recrutamento delicada, fazer isso protege os ativos de sua empresa e garante seu adequado funcionamento. Porém, essa medida deve ser feita apenas com esse intuito, e não como uma maneira de discriminar motoristas, certo?

2. Coloque um alarme nos veículos

Outra dica é colocar um alarme no veículo. A presença dessa tecnologia inibe a ação de criminosos e garante a proteção de sua frota.

Afinal, caso ocorra uma tentativa de roubo ou furto, o alarme é disparado, chamando a atenção de outras pessoas, que podem entrar em contato com os agentes de segurança pública.

3. Mantenha a discrição visual do veículo

Manter a discrição do veículo é uma medida fundamental para evitar roubos e furtos. Por isso, a dica é: evite colocar adesivos chamativos no veículo, assim ele não atrai a atenção de criminosos.

Afinal, ao passar por uma rua, o veículo pode ser ignorado, diferentemente daquele que está adesivado com a logo de uma empresa. Quando isto ocorre, a primeira coisa imaginada é: o veículo está carregando mercadorias de tal marca.

4. Evite colocar seus veículos em viagens noturnas

Evitar fazer viagens noturnas é também uma ótima forma de prevenir roubos e furtos a veículos de sua frota. Por mais que seja tentador viajar à noite, considerando que as rodovias costumam ficar livres, deve-se evitar.

Além de as principais ocorrências de assalto ou roubo ocorrerem à noite, o estabelecimento de contato com as autoridades de segurança pública costuma demorar.

5. Monitore a rota do veículo pelas rodovias

Ficar de olho na rota do veículo é mais uma medida de prevenir roubo ou furto. No entanto, para isso, é necessário contar com um bom Sistema de Gestão de Frotas, que possua esse recurso ou funcionalidade.

Assim, em caso de suspeita de assalto ou roubo, você pode imediatamente entrar em contato com as autoridades públicas

Como se pode verificar, é possível evitar assaltos e roubos a veículos de sua frota. Porém, para isso, é importante colocar em prática as dicas que destacamos neste conteúdo.

Sua empresa ainda não possui um Sistema de Gestão para gerenciar de forma eficiente sua frota? Temos a solução certa para seu negócio. Temos a solução ideal para Gestores de Frotas!

Como fazer o Controle de Manutenção de Frota

Saiba a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva

Distribuição e logística: 4 erros que você precisa deixar de cometer