Trabalhar com a gestão de frotas exige planejamento e controle de todas as etapas do processo. Isso é crucial para garantir a melhor prestação de serviços em tempo hábil e custos controlados. No entanto, fazer isso não é tarefa fácil. A gestão eficiente de uma frota exige muita atenção aos detalhes!

Para te ajudar nessa tarefa, nós preparamos 5 dicas de ouro para facilitar seu dia a dia e garantir a gestão eficiente da sua frota de caminhões. Continue lendo e confira!

1. Faça o planejamento de rotas

O Brasil é um país de dimensões continentais, no entanto, nem todas as estradas estão nas melhores condições para tráfego e por isso o planejamento de rotas é tão importante. Com isso, é possível evitar vias em más condições que prejudicam também a condição dos caminhões.

Além disso, é possível também traças as rotas mais rápidas e produtivas, que interligam as entregas que precisam ser feitas, por exemplo. Ou seja, além de ajudar a amenizar os custos com a manutenção da frota, também ajuda a economizar gasolina.

2. Invista em manutenção preventiva

O ideal é que toda a frota passe por manutenção dentro de um período previamente determinado. Mesmo que não tenham sido apresentados problemas, é importante se antever para evitar que uma peça estragada, por exemplo, afete o desempenho do motor.

3. Gestão de pneus

Essa é outra etapa crucial para a gestão de frotas. Os pneus devemos ser calibrados periodicamente e sempre que possível devem ser revisados. Afinal, esse é um dos componentes de alto custo dos caminhões, por isso, quanto mais preservados menores serão os custos relacionados a eles. No entanto, para garantir sua gestão é imprescindível contar com o apoio dos motoristas. Falaremos mais sobre a seguir!

4. Ofereça treinamentos para os motoristas

Para garantir a gestão eficiente da frota é imprescindível contar com a colaboração dos motoristas. Afinal, eles são os responsáveis por calibrar os pneus, realizar a inspeção dos caminhões e até mesmo por seguir as rotas previamente planejadas (o que nem sempre acontece).

Por isso, é muito importante que os motoristas passem por treinamentos e entendam a importância de cumprir com todas essas demandas. Afinal, sua frota está nas mãos deles e é preciso reforçar esse trabalho em equipe!

5. Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, a tecnologia está presente em diversos setores e não seria diferente no universo das transportadoras. Há várias soluções e inovações que devem ser utilizadas para melhorar sua gestão de frota.

Sabia que existe um software que pode te ajudar no controle de pneus, das manutenções e até mesmo do combustível? Sim, várias das dicas que lhe demos acima podem ser facilmente colocadas em prática com o auxílio de um sistema. O Frota Certa te ajuda com isso e muito mais! Clique aqui para conhecer melhor sobre!

Gostou do conteúdo e quer continuar a ler mais sobre? Então confira também: 4 cuidados necessários com os pneus da sua frota

Esperamos que o conteúdo compartilhado te ajude a ter uma gestão mais eficiente da sua frota de caminhões!

Recapar Pneus vale a pena? Descubra agora

Quais são as melhores práticas para melhorar a Manutenção da Frota?

Por que Controlar os Documentos da Frota Corretamente?