O transporte de mercadorias perigosas (explosivos, gases, materiais radioativos, substâncias corrosivas, líquidos inflamáveis etc.) exige atenção redobrada. Isso para manter tanto a segurança do responsável pela condução do veículo como de todos aqueles que passaram pelo o automóvel.

Por isso, para quem quer trabalhar na área e aproveitar as oportunidades, é preciso se preparar para o transporte dessas mercadorias.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar cinco cuidados que você precisa tomar ao transportar mercadorias perigosas. Veja!

1. Fique atento à sinalização

Ao transportar mercadorias perigosas, a etiqueta de risco e o painel de segurança precisam ser exibidos de maneira visível, além do número das Nações Unidas. Este é um número estabelecido pelas Nações Unidas para identificar produtos que podem colocar em risco a segurança da sociedade.

Vale ressaltar que essas informações auxiliam as autoridades competentes, como a Polícia Rodoviária Federal, em caso de acidente ou vazamento de líquido inflamável, por exemplo.

2. Informe às autoridades competentes a circulação de carga perigosa

É necessário informar às autoridades competentes a rota do caminhão que está transportando os produtos perigosos.

Por que isso é necessário? Dependendo do tipo de mercadoria, a circulação de veículos é restrita, principalmente em áreas densamente povoadas. Esta é uma regra que também se aplica à proteção do ambiente ou ao domínio da proteção do ambiente.

Como as restrições podem variar de acordo com a região por onde o caminhão passar, é importante se planejar para evitar contratempos.

3. Faça uso das embalagens corretas

Como há embalagens adequadas para o transporte de mercadorias perigosas, é importante embalar seu produto com o material correto. Além de prevenir acidentes, isso também ajuda a proteger a vida do motorista dos veículos.

Vale destacar que as embalagens devem ser certificadas pela ANTT. Por exemplo, a ANTT determina que o transporte de combustível deve ser feito em caminhão que conte com tanque específico.

4. Seja cuidadoso

Esta precaução aplica-se a todos os dias e a qualquer tipo de carga, mas é especialmente importante no caso de transporte de mercadorias perigosas.

Então, conduza sempre com muito cuidado e nunca faça nada que possa colocar a carga e a si próprio em risco. Por exemplo, fazer curvas na rodovia sem prestar atenção ao limite estabelecido. Não há dúvida de que este é um risco que pode levar a um acidente.

5. Utilize os equipamentos de segurança necessários

Garantir a segurança de todos que entram em contato com os produtos perigosos é fundamental para evitar acidentes e minimizar danos em caso de uma possível emergência.

Por isso, os motoristas e todos aqueles que entram em contato com a carga devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs).

A responsabilidade do transporte de produtos perigosos é grande não apenas para a empresa responsável por essa operação, mas também para o condutor. E qualquer acidente pode colocar em risco a imagem da instituição e a saúde da população. Por isso, é importante colocar as dicas que fornecemos aqui em prática.

Sua empresa já conta com um sistema ERP focado em gestão de frotas? Então está na hora de conhecer nossa super solução.Entre em contato para agendar uma demonstração.

Telemetria Veicular: O que é e como ela ajuda na gestão de frotas?

Como Fazer um Checklist de Manutenção Preventiva de Caminhões?

[Saiba Mais] Gestão de Máquinas e Equipamentos para Construtoras