A gestão de frotas é uma atividade que mobiliza muitos recursos, e infelizmente, não é incomum que esse setor seja alvo de fraudes. Essas ações fraudulentas podem acontecer de diversas formas, causando prejuízos para a empresa. Por isso, é importante saber quais são os mais comuns tipos de fraudes na gestão de frotas e como evitá-las.
Nesse artigo, falaremos mais sobre esse assunto para que você, que está à frente de uma empresa como essa, saiba quais são os mais comunstipos de fraudes na gestão de frotas e como evitá-las.
Boa leitura!
Serviço de frotas
O serviço de frotas utiliza de diversos veículos, como ônibus; vans, caminhões e carros de passeio para atender às diversas necessidades e atividades de empresas de diferentes segmentos, realizando o transporte de produtos, serviços e pessoas.
É uma atividade bastante forte no Brasil, já que o modal de transporte rodoviário é o mais utilizado no país, e por isso, é um setor que movimenta bastante dinheiro.
4 tipos de fraudes na gestão de frotas
Infelizmente, esse setor é alvo de muitas fraudes, que podem partir de terceiros e até mesmo de funcionários da própria organização.
Veja abaixo os principais tipos de fraudes na gestão de frotas:
Utilização de combustível maior do que o previsto
A fraude no uso ou no gerenciamento do combustível é recorrente nessa área. O funcionário pode argumentar que o uso de combustível foi maior do que o esperado, sendo que ele pode ter usado o combustível para consumo próprio ou vender o mesmo.
Carregamentos extraviados ou defasados
Nessa situação, a carga que deveria chegar para o cliente, não chega, ou chega defasada, ou seja, sofreu danos ao longo do processo de transporte.
Casos como esses não são incomuns, e podem ocorrer devido a um desvio da mercadoria, realizado pelo próprio funcionário ou por um terceiro de má fé, ou também nos casos de defasagem, para que o produto que sofreu danos não chegue ao consumidor final, e tenha que ser descartado ou vendido por preços inferiores.
Reparos inesperados nos veículos
É fato que todos os veículos devem passar por vistoria e manutenção constante, e que ainda assim pode ocorrer algum problema de última hora, contudo, o funcionário pode fraudar uma situação como essa, alegando que foi preciso realizar um reparo no veículo, gerando gastos.
Desvio de rotas
Esse é um tipo de fraude muito recorrente e que pode ocorrer visando diversos fins. É preciso que o gestor se atente nos desvios com finalidade de contrabandear e fazer o transporte de cargas ilegais.
Como evitar essas fraudes?
A melhor maneira de evitar esses tipos de fraudes é contratar um bom serviço de monitoramento dos veículos utilizados nas frotas, realizar os serviços de manutenção dos veículos com uma empresa de confiança, aderir a um sistema de abastecimento que controle e monitore os níveis de combustíveis gastos e utilizados em cada um dos automóveis.
Além disso, bonificar funcionários que possuem desempenho de qualidade e de confiança e que possuem uma relação de transparência com a empresa, no sentido de não ser coniventes com fraudes, também é uma maneira de diminuir essas atividades maliciosas.
Precisa de ajuda para gerenciar sua frota de maneira eficiente e segura?
Agora que você já sabe quais são os mais recorrentes tipos de fraudes na gestão de frotas e como evitá-las, é hora de contar com uma ajuda extra!
A Acesse nosso site e saiba como podemos te ajudar!