Melhorar a mobilidade e a produtividade é uma meta de quase todas as empresas de logística nos últimos anos.
O mercado de logística foi um dos mercados mais impactados positivamente na pandemia.

 

Mais e mais pessoas isoladas em casa começaram a consumir mais produtos, principalmente através de pedidos e compras por meios digitais como lojas virtuais, redes sociais, aplicativos de mensagens e entre outros.

 

Em 2021, o setor de varejo foi praticamente obrigado a entregar mais produtos em menos tempo, e essa regra veio para ficar, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

“Para ter uma ideia, no primeiro quadrimestre de 2021, o transporte de carga no Brasil teve um aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2020, segundo o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, publicado pela AT&M.”

 

 

Tendência 1: Análise de Big Data

Em 2021, as empresas usam com mais frequência a análise de big data para tornar o transporte mais eficiente. Todas as estatísticas de logística são essenciais para o planejamento de entregas futuras e a compreensão de quais mercadorias são necessárias para o mercado.

A questão está em usar a tecnologia para avaliar melhor os dados. Isso é possível com a utilização de software de gestão e conhecimento profundo dos objetivos da empresa.

A análise do setor  de transporte como um todo é necessária para o planejamento e conquista da tão sonhada economia sustentável dentro das empresas.

Falando em sustentabilidade, este é o assunto para o próximo tópico.

 

Tendência 2: Sustentabilidade por meio da tecnologia

As tendências do mercado de transporte no Brasil para 2022 e nos próximos anos também se baseiam nas tendências econômicas mundiais.

Cada vez mais pessoas escolherão uma empresa com reputação ecologicamente correta. Isso significa que as empresas vão investir mais na redução de emissões e na diminuição do risco ambiental. Como resultado, a inovação em “ecotecnologia” influenciará o mercado de logística.

O engajamento com os problemas das mudanças climáticas e as adequações alinhadas com os objetivos do Acordo de Paris vão definir as responsabilidades sociais das empresas, que no Brasil, ainda caminha a passos lentos por ainda não ter metas e leis específicas sobre este acordo, mas isso será uma tendência muito em breve.

 

Tendência 3: Automatização do armazéns e centros logísticos

As tendências do setor de transporte e logística em 2022 estão principalmente focadas na automatização da força de trabalho manual.

Muitas empresas de logística veem quase todos os seus problemas resolvidos em automatizar e usar robôs para tornar seus depósitos eficientes.

O objetivo dessa decisão é tornar o trabalho de rotina mais barato e mais eficiente para o negócio. Além de ser usado para melhorar o monitoramento, recebimento e expedição de produtos.

Em algumas empresas, o uso de robôs para gerenciar o frete ajudou a reduzir o tempo que costumam gastar nesse trabalho em duas vezes.

 

Tendência 4: Veículos autônomos

As tendências no transporte também afetam o uso de veículos autônomos para entrega.

Há alguns anos atrás, essa tendência não era real para quase todos os fabricantes. Apenas algumas empresas gigantes estavam investindo no transporte autônomo de mercadorias.

Os caminhões autônomos podem aliviar o trabalho dos motoristas no futuro e ser eficientes na operação em estradas movimentadas para prever e analisar o tráfego.

Essa tecnologia está se tornando real e vai proporcionar segurança e eficiência na entrega. Essa tendência já se tornou real na pandemia em alguns países.

Com a crise do coronavírus, ajudou a impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e softwares em veículos autônomos inovadores.

 

 

Conclusão

As estatísticas do setor de logística e transporte argumentam os crescentes investimentos em inovação e tecnologia.

As empresas de distribuição precisam de novas soluções logísticas para os desafios únicos que enfrentamos nos tempos de pandemia, e essas soluções vieram para ficar e serão tendência para os próximos anos.

Melhorar a mobilidade e a produtividade é uma meta de quase todas as empresas de logística nos últimos anos.

Este objetivo pode ser alcançado com decisões inovadoras e abordagem com visão de 360° para o setor logístico.

 

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Um forte abraço da equipe e até o próximo post. 

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