Transporte de Cargas Especiais: Quais Cuidados Devem Ser Tomados?

Publicado em 18 de abril de 2022

Para que as cargas possam ter boa durabilidade, é necessário que haja alguns cuidados, afinal, todos os produtos que comercializamos o transporte utilizado é o rodoviário, por isso, apresentaremos como é realizado o controle de Cargas Especiais, quais são os cuidados mais importantes que você gestor deve tomar, etc.

 

 

Como manter o controle de Cargas Especiais em dia?

 

Alguns tipos de transportes requer cuidados especiais, como é o caso de transporte de refrigeradores, por exemplo, as estradas do Brasil ainda são o maior desafio para as empresas que trabalham com frotas, para manter  o controle de cargas, é importante que as empresas superem os desafios abaixo:

 

  • Despesas com pagamentos de impostos;
  • Não há possibilidade de escolha com relação aos modais de transporte;
  • Grande concorrência no segmento.

 

Para vencer esses gargalos, a tecnologia da logística está cada vez mais se aperfeiçoando, trazendo ERPs que permitem o controle de frota a uma longa distância, a tecnologia atual garante que sejam realizadas as seguintes ações:

 

  • Consulta de dados;
  • SDK Mobile;
  • Consulta de documentos;
  • Face Match, etc.

 

Este tipo de consulta facilita a tomada de decisão, pois não há necessidade de estar na empresa para verificar a sua situação mais recente e cortar os gastos desnecessários, por exemplo.

 

 

5  principais cuidados com cargas especiais

 

Para garantir eficácia no controle de Cargas Especiais é fundamental saber que no transporte rodoviário brasileiro são transportadas vários tipos de cargas, por exemplo, eletroeletrônicos, bebidas, produtos farmacêuticos, louças, cristais e produtos de vidro e produtos perecíveis, veja alguns cuidados importantes abaixo:

 

1º Saiba escolher uma boa transportadora

A transportadora será a responsável por conduzir o produto, por isso, você deve checar se os veículos estão com a documentação e com as manutenções em dia, além disso, averigue se a empresa tem boa credibilidade e infraestrutura, uma boa empresa de transporte também disponibiliza seguro para frota.

 

2º Preste atenção com a embalagem

Na logística, para cada tipo de produto existe uma embalagem adequada, para embalar vidros, por exemplo, é necessário utilizar plástico bolha, caixas de papelão, no caso de medicamentos é essencial que a embalagem impeça a contaminação por outras substâncias.

 

As embalagens são uma grande ferramenta de marketing para a sua empresa, por isso, não esqueça de colocar a logomarca de sua empresa em local visível, é através da embalagem que os clientes percebem que a empresa tem cuidado com os produtos transportados.

 

3º Faça o planejamento de rotas

Com a ajuda de nosso sistema, sua empresa conseguirá encontrar as rotas mais seguras, com estradas que apresentam boas condições de circulação, os motoristas quando contam com o auxílio de uma rota otimizada, é possível diminuir o tempo de viagem e também a exposição dos produtos aos riscos que o deslocamento proporciona.

 

Graças às informações geográficas que estão disponíveis, há possibilidade de evitar locais perigosos, que estão em condições extremamente precárias.

 

4º Mantenha o treinamento dos motoristas em dia

Boa parte das empresas oferecem treinamento aos motoristas, para que eles possam auxiliar no controle de Cargas Especiais, aliás um caminhoneiro que esteja bem treinado é capaz de evitar desgastes com motor e despesas com combustível e também consegue impedir acidentes.

 

Para que os produtos não sejam expostos a riscos, é necessário que as empresas foquem nos seguintes detalhes na hora da contratação, confira:

 

  • Formação;
  • Experiência;
  • Histórico.

 

Algumas transportadoras de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, costumam fazer a checagem de idoneidade, para comprovar se realmente o motorista não representa nenhum risco para a empresa.

 

5º Tenha atenção ao embarque e desembarque

É necessário que haja protocolos para manter a segurança durante o embarque e desembarque, os funcionários devem ter cuidado com o modo como os produtos são organizados, com o objetivo de impedir que haja perdas ou danos, a movimentação deve ser a mínima possível.

 

Através de um plano operacional, é possível incluir todos os protocolos úteis, cargas especiais requer uma maior atenção por parte do gerente de logística e também por parte de seus funcionários, além disso, o compartimento do caminhão deve ser suficiente para colocar todos os produtos.

 

Portanto, agora que você sabe como lidar com controle de Cargas Especiais, baixe já o nosso sistema, para que a frota de sua empresa possa estar devidamente organizada, nós da Appelsoft temos uma equipe especializada e capacitada para esclarecer todas as suas dúvidas.

4 Dicas de Como Melhorar o Cadastro de Produtos do Seu Negócio
O que é Gestão de estoque?
5 Dicas para Reduzir o Consumo de Combustível da Frota