Seguro para Frota: Tudo o que Você Precisa Saber

Publicado em 11 de abril de 2022

Manter a integridade dos veículos é uma preocupação constante dos gestores de frotas e veículos, por isso, apresentaremos um pequeno guia explicativo sobre o seguro para frota, quais são os benefícios, quem pode contratar, quando contratar, etc, tudo que sua empresa necessita para contratá-lo com segurança.

 

 

O que é o seguro para frota? Aprenda aqui!

 

Trata-se da garantia contra os riscos que as estradas brasileiras podem oferecer aos veículos, as ameaças mais comuns são acidentes de trânsito e roubos de veículos e cargas, além de utilizar a tecnologia de roteirização, que ajuda a traçar rotas que representam menor risco, o seguro também é uma ferramenta eficiente.

 

A apólice de seguros é extremamente útil para reparar as perdas, inclusive é utilizada por gestores de frotas como um mecanismo de proteção.

 

 

Quem deve contratar?

 

Devem contratar um seguro para frota todo o gestor que possui uma frota própria ou terceirizada, é importante ter atenção ao contrato na hora de adquirir um plano, pois a cobertura contra sinistros em alguns casos é bem específica.

 

Para facilitar o trabalho das seguradoras, é importante que haja o rastramento veicular e um sistema que permite monitorar todos os veículos disponíveis para a circulação.

 

 

Tipos de seguros para gestão de frotas

 

Para que não haja erros, é importante ter atenção aos tipos de seguros que o mercado disponibiliza, observe também as cláusulas do contrato e suas principais coberturas, atualmente encontramos a apólice coletiva e o grupo por afinidade, veja suas características abaixo:

 

Grupo de afinidade

O empregador ou associação formada por empregados de uma única empresa podem solicitar este tipo de seguro, o certificado emitido de seguros são individuais, embora haja uma única apólice, este certificado é então, distribuído pelo grupo, é necessário que o pagamento seja realizado de modo independente.

 

O empregador ou os empregados podem realizar esses pagamentos, de maneira integral, ou dividida entre os integrantes, é importante destacar que os descendentes dos associados não fazem parte do contrato.

 

Apólices coletivas

Uma pessoa física ou jurídica pode pedir este tipo de apólice, é uma cobrança única onde não há necessidade de emitir certificados individuais, a pessoa jurídica pode também incluir os veículos que fazem parte da empresa subsidiária ou colegiada, se no futuro, o segurado adquirir outros veículos, há possibilidade de incluí-los também.

 

Para que haja a indenização, é necessário que os pagamentos estejam em dia, não esqueça de ler as cláusulas sobre coberturas.

 

 

Principais coberturas para seguro auto empresas e frotas

 

Abaixo mostraremos quais são as coberturas que o seguro para frotas costuma cobrir, confira:

 

  • Assistência 24hs para emergências;
  • Resolução de problemas com vidros, retrovisores, faróis e lanternas;
  • Despesas Extraordinárias: verba adicional para pagamento de despesas extras;
  • Acidentes Pessoais de Passageiros (APP) do veículo segurado: é a cobertura utilizada para indenização em caso de morte ou invalidez, que costuma cobrir despesas médicas e hospitalares;
  • Danos morais: deve indenizar as vítimas em caso de danos morais provocados terceiros;
  • Garantia 0km: é a verba que indeniza um automóvel 0km por 6 ou 12 meses, de acordo com o que diz a opção que foi adquirida.

 

Se você é gestor de frotas e necessita de ajuda para contratar um seguro, convém solicitar um auxílio de um advogado especialista ou contar com um bom sistema de gestão.

 

 

Benefícios do seguro de frotas

 

A frota corporativa necessita de um seguro para proteger seus veículos e também seus motoristas, abaixo, listamos alguns dos principais benefícios que este seguro proporciona:

 

Protege contra acidentes

Problemas com acidentes de trânsito no Brasil são muito comuns, apesar das empresas de frotas oferecerem treinamento aos motoristas, ainda sim é necessário ter auxílio de um seguro, afinal, sabemos que as colisões costumam ocorrer por descuido próprio ou pela ação de terceiros.

 

Assistência em caso de roubo e furto

O roubo de cargas de caminhões tem índices assustadores em todas as estradas do Brasil, é dever do seguro reembolsar o segurado, ou disponibilizar um veículo reserva caso isso aconteça, o seguro tem a missão de fortalecer a segurança do carro de maneira geral.

 

Manutenção preventiva

Com esta manutenção, há possibilidade de diminuir custos significativos com combustíveis e acessórios danificados, para ter direito ao seguro é importante que as manutenções estejam em dia, alguns seguros podem oferecer calendário com revisões periódicas para auxiliar os gestores.

 

 

Administre sua frota com nosso sistema!

 

Portanto, se você é um gestor de frotas e possui o seguro para frota para proteger seus veículos, saiba que com auxílio de nosso sistema, sua empresa é gerenciada com apenas alguns cliques, por isso, baixe já nosso software e experimente por um mês sem nenhum compromisso.

ERP na Nuvem: Vantagens e Desvantagens
Transporte de Cargas Especiais: Quais Cuidados Devem Ser Tomados?
Guia Completo: Automação Comercial