[Saiba Mais] Gestão de Máquinas e Equipamentos para Construtoras

Publicado em 25 de abril de 2022

A construção civil também necessita de ajuda para gerenciar seus materiais e funcionários, por isso, apresentaremos aqui, como fazer o controle de equipamentos e máquinas construtoras, através desse tipo de controle as empresas conseguem ajudar na tomada de decisão e também auxiliam na redução de custos com despesas operacionais.

 

 

4 dicas para realizar o controle de equipamentos e máquinas construtoras com eficiência!

 

As construtoras também costumam ter gargalos, que envolvem por exemplo, prejuízos com desperdícios de materiais e equipamentos, por isso, apresentaremos a seguir, algumas dicas que podem ajudar a você que é um gestor de construtora, confira:

 

1º Ofereça treinamento aos seus funcionários

Um funcionário bem treinado é capaz de utilizar equipamentos com prudência, dessa forma, a durabilidade dos equipamentos e máquinas são ainda maiores, é importante frisar que, as máquinas são formadas por equipamentos pesados e com custo extremamente elevado.

 

Os materiais são essenciais em uma obra, pois facilitam todo o trabalho de mestre de obras, engenheiros e arquitetos, para evitar prejuízo financeiro, faça um cronograma para reservar alguns momentos para a manutenção das máquinas.

 

Outra dica importante com relação às máquinas, é que você pode contratar o aluguel com empresas terceirizadas, a tecnologia também ajuda a manter organização e controle de equipamentos para evitar o desperdício de dinheiro.

 

2º Invista em manutenção preventiva

Além de impedir prejuízos com dinheiro, a manutenção preventiva é uma das principais responsáveis, para que o sucesso da conclusão da obra possa acontecer, veja abaixo, alguns benefícios que este tipo de manutenção pode proporcionar:

 

  • Diminui acidentes em obras;
  • Eleva o tempo de vida útil de máquinas e de equipamentos;
  • As paradas programas podem evitar problemas com consertos;
  • Há uma queda significativa de custos com reposição de equipamentos.

 

Para que seja feito o controle de equipamentos e máquinas construtoras, é necessário que você adquira o hábito de incluir custos com manutenção em planilhas de gastos, no nosso sistema por exemplo, você encontra planilhas para vários tipos de controles em sua obra.

 

3º Adquira o costume de alugar máquinas

O aluguel de máquinas pode sim ajudar a reduzir despesas, principalmente com manutenção, já que a empresa responsável pelas máquinas é quem deve fazer este controle, os materiais que são de uso contínuo são adquiridos pelas construtoras.

 

Alguns serviços podem ser alugados por período, de acordo com a necessidade da construtora, antes de escolher uma empresa para alugar, pesquise e faça comparação de preços, converse com pessoas que já adquiriram os serviços para comprovar a credibilidade da empresa.

 

É importante fazer um comparativo de preços de locação, para evitar práticas abusivas, algumas máquinas que podem ser alugadas são compactador de solo, andaime tubular, betoneira, máquina lava jato, etc.

 

4º Invista em uma boa tecnologia

Os recursos tecnológicos são grandes aliados de setores como construção civil e indústria, através da tecnologia é possível fazer um gerenciamento de obras eficiente e que evita desperdícios, as principais informações que são cadastradas em um sistema de gestão são: construção, e esses programas gerenciam os dados, gerando gráficos, planilhas e relatórios.

 

Essas informações facilitam e muito o processo de tomada de decisão, com as informações devidamente organizadas e centralizadas, não há necessidade de um gerente estar em uma obra para ajudar na resolução de um problema, por exemplo.

 

Com apenas alguns cliques, situações complexas podem ser solucionadas, os longos processos que envolvem uma obra, são totalmente otimizados.

 

 

Principais ferramentas da construção civil

 

Apenas para o seu conhecimento, a construção civil utiliza diversas máquinas e equipamentos para que as obras possam ser concluídas, veja abaixo, as principais máquinas que podem necessitar de uma manutenção no futuro:

 

  1. Andaime;
  2. Betoneira;
  3. Bomba d’água;
  4. Chave de aperto;
  5. Compressor de ar;
  6. Esmerilhadeira;

 

Para que o canteiro de obras possa ser organizado, a gestão dessas máquinas deve ser realizada com o auxílio de um sistema eficiente e completo que auxilia empresas de vários segmentos, com as ferramentas e máquinas devidamente funcionando, os serviços são entregues com rapidez, segurança e qualidade.

 

Ao adquirir um serviço para manutenção preventiva desses equipamentos, pesquise sobre a empresa responsável para comprovar sua credibilidade e qualidade dos serviços prestados.

 

 

Conheça nosso sistema de gestão para construtoras!

 

Portanto, com a ajuda do sistema da Appelsoft, o controle de equipamentos e máquinas construtoras pode ser realizado a qualquer momento com apenas alguns cliques, através de nosso software, você poderá obter os seguintes benefícios abaixo:

  • Automatização de processos e controles manuais;
  • Facilidade de organização das operações da empresa;
  • Diminuição total de custos e riscos;
  • Fácil acesso às informações;
  • Sistema em conformidade com a LGPD;
  • Queda de fraudes.

 

Para conhecer todos os módulos que oferecemos, apenas é necessário preencher o formulário e começar a utilizar por 30 dias gratuitamente!

Os Frequentes Aumentos dos Combustíveis e o Impacto no Setor Logístico
5 Vantagens de Recapar Pneus
Cora e Toranos MEI: Saiba Tudo Sobre Essa Parceria