Com o objetivo de se manterem competitivas a atualizadas, as micro e pequenas empresas precisam atender a expectativa de clientes, melhorar os processos e inovar diariamente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae e do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), metade das empresas brasileiras fecham antes de completar quatro anos. O motivo? A falta de maturidade em gestão financeira.

Reconhecer os erros que a empresa comete é o primeiro passo para começar a trilhar a estrada do sucesso. Desorganização financeira e falta de planejamento são alguns exemplos que podem levar à estagnação de um negócio.

Por isso, o importante é ser objetivo na análise dos problemas enfrentados dentro de uma empresa e tomar as medidas necessárias para superá-los. Para ajudar nesse processo, reunimos abaixo os maiores erros que impedem a sua empresa de crescer:

Desorganização contábil e financeira

O sucesso e a longevidade de qualquer negócio, independentemente do porte da empresa, dependem diretamente de uma organização financeira e contábil. É imprescindível ter um planejamento financeiro consistente, além de acompanhar de forma rigorosa as entradas e saídas de dinheiro. Isso envolve o controle de caixa, de estoque, das vendas e também das notas fiscais.

Vale lembrar que qualquer desorganização nesses setores pode fazer a empresa parar de crescer e começar a fazer uma curva decadente.

Ausência de um bom plano de negócios

Possuir um plano de negócios bem estruturado é fundamental para orientar as ações de toda empresa. Ele apresenta a missão do empreendimento, os objetivos gerais, metas traçadas por período, a situação financeira, o estudo da concorrência e de mercado, o público-alvo, as principais necessidades do consumidor, etc.

Resumindo, um bom plano de negócios é essencial e serve como guia estratégico para que a empresa atinja as suas metas.

Cliente colocado em segundo plano

Uma empresa assina sua própria sentença de morte quando deixa de se preocupar com o cliente. Negligenciar a importância do cliente é um grande erro, pois é o que a clientela pensa, fala (atenção, redes sociais) e o que consome no empreendimento que definirão se ele vai crescer ou parar no tempo. Por isso conhecer o público-alvo é fundamental, entender suas expectativas e preferências. Somente assim é possível fidelizar e conquistar mais e mais consumidores.

Excesso de documentos e descuido na gestão deles

Documentos fornecem o combustível para que os processos comuniquem informações certas às pessoas certas em tempo hábil, que possibilita a entrega de produtos e serviços. No entanto, na maioria das empresas, a gestão de documentos é ignorada, não por negligência, mas por que não é vista como algo estratégico.

São os documentos que comunicam o quanto você deve e o quanto precisa receber, materiais sobre as dores de seus clientes e outra série de informações críticas. Mesmo os documentos mais simples são fundamentais para que a empresa atinja os objetivos.

Dentro desse cenário, algumas empresas optam por manter a guarda e a gestão documental internamente, geralmente usando para isso uma sala isolada para armazenar papéis em caixas. No entanto, além de usar espaço valioso, ainda precisa dedicar funcionários a organização desses ativos e à busca de informações, quando necessária, gerando processos mais lentos e reduzindo a produtividade.

Isso tudo nos leva a outro erro gravíssimo.

Não automatizar determinados processos

Existem softwares que facilitam todos os trabalhos mostrados acima, como o Databusiness, um sistema de gestão ERP completo. O Databusiness é um software que faz o empreendedor ganhar tempo no controle financeiro e organização das finanças, além de dar ao gestor completo domínio sobre o próprio negócio com apenas alguns cliques.

Alguns empreendedores ainda acreditam que é possível resolver tudo de forma manual e sozinhos. Geralmente isso está atrelado à ideia de que os custos para automatizar os processos são elevados. Porém, já existem muitas pesquisas de mercado que comprovam que um software pode aumentar os ganhos de uma empresa.

Esse lucro acontece quando a produtividade da equipe aumenta, pois essa já não precisa se preocupar em fazer retrabalhos e rotinas repetitivas. E o que dizer sobre as montanhas de documentos? Ao usar um software você dá um adeus aos papéis e planilhas manuais, bom para o bolso e para o meio ambiente.

Com um controle centralizado sobre o estoque, caixa e outros setores, fica mais fácil focar no que realmente importa, o crescimento.

E você, já cometeu alguns desses erros na gestão do seu negócio? Saiba que ainda dá tempo de mudar de postura e corrigir essas falhas. 

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