Conheça as métricas que precisam ser analisadas constantemente para identificar problemas na gestão e agir rapidamente.
Acompanhar indicadores é essencial para o sucesso de qualquer empresa. A partir deles, é possível identificar problemas e buscar as causas para corrigi-los. Segundo Tiago Vailati, CEO do Hiper, solução para gestão de lojas, eles são centrais para o sucesso do varejo.Veja a seguir os indicadores que o especialista sugere ao supermercadista acompanhar:

1. Valor de faturamento

Valor de vendas de cada loja, com acompanhamento diário e comparativo com outros períodos (dia/semana/mês/ano anterior). O faturamento é encarado como principal indicador de performance, porém sozinho pode não expressar com fidelidade a eficácia das ações de vendas.

2. Volume de vendas

Número de vendas realizado em cada loja dentro de um período (diário, semanal, mensal), comparando com períodos anteriores. A quantidade de vendas realizadas ajuda a medir a eficiência da conversão dos clientes atendidos.

3. Clientes atendidos

Número de clientes atendidos em cada loja dentro de um período  (diário, semanal, mensal), comparando com períodos anteriores. Pode ser interessante avaliar por cada integrante do time de vendas, gerando um quadro mais rico de comparações.

4. Margem de lucro

Indicador de margem para as vendas realizadas em cada loja. É possível comparar esse indicador entre as lojas que melhor trazem retorno financeiro, pois existem lojas que vendem produtos com melhor margem, embora o volume seja menor, e lojas com maior volume de vendas mas com lucratividade menor.

5. Valor de descontos concedidos

Valor de descontos concedidos por cada loja, com acompanhamento diário e comparativo com outros períodos (dia/semana/mês/ano anterior). O desconto afeta a rentabilidade das vendas, portanto é importante acompanhar e regular o volume de descontos praticados. Trata-se de um importante indicador de segurança para o administrador.

6. Percentual de descontos concedidos

Percentual de descontos concedidos por cada loja, com acompanhamento diário e comparativo com outros períodos (dia/semana/mês/ano anterior). Acompanhar somente os descontos em valor pode trazer distorções quando se trabalha com produtos mais caros.

7. Tíquete médio por venda

Esse indicador é obtido ao dividir o valor total de vendas pelo número de vendas realizadas. Ele  ajuda a entender o quanto de esforço será necessário para alcançar as metas, considerando quanto cada venda representa.

8. Média de itens por venda

Quantidade média de itens contidos em cada venda, obtido a partir do total de itens vendido dividido pelo número de vendas. Sua análise possibilita entender o giro de produtos para cada venda realizada e o impacto de ações que visam elevar o tíquete médio.

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