O que são os 5S e como eles podem ser implantados na empresa?

Publicado em 3 de maio de 2022

Se você ainda não sabe o que é o sistema 5s, preparamos este pequeno guia para ajudá-lo(a) a entender este conceito, trata-se de uma linha de pensamento que tem como objetivo melhorar a produtividade nas empresas, melhorando também a cultura da organização e proporcionando um ambiente de qualidade aos colaboradores.

 

Como a empresa detecta a necessidade de implantação?

Existem alguns pontos que podemos observar no ambiente de trabalho antes de implementar a metodologia do 5s, veja quais são os pontos mais importantes a seguir:

Falta de organização

A organização é imprescindível para manter a qualidade dos seus serviços, principalmente para você que tem que trabalhar com prazos e muitos papéis ao mesmo tempo, por isso, se o ambiente está muito desorganizado é hora de implementar esta metodologia.

 

Falta de espaço

A falta de organização pode ocasionar a falta de espaço, este inclusive é um dos gargalos que afeta negativamente a maioria dos segmentos de empresas, o 5s é capaz de otimizar os espaços tornando os produtos, serviços, recursos e até os equipamentos mais organizados.

 

Insatisfação de clientes e de colaboradores

Atrasos com entrega de produtos, ambiente insalubre para o trabalho é desgastante tanto para os clientes, quanto para os funcionários das empresas, os 5s foram criados exatamente para impedir que haja insatisfação.

 

Quais são os detalhes do 5s?

Mostraremos abaixo, quais são os detalhes mais importantes que envolvem o 5s, confira:

 

SEIRI – Senso de Utilização

Aqui, temos a possibilidade de dividir o útil do inútil, conseguimos excluir tudo o que é desnecessário, a realocação ajuda a liberar espaço, o que mantém o ambiente visualmente mais limpo.

 

SEITON – Senso de Ordenação

É necessário definir um lugar para cada objeto, os colaboradores devem arrumar e ordenar os itens que permanecem nos setores, neste caso, a comunicação visual pode ser muito útil, assim, os documentos e materiais são sinalizados com símbolos, placas, cores, etc.

 

SEISOU- Senso de Limpeza

Qualquer ambiente deve se manter limpo, é importante conscientizar os colaboradores, para que a sujeira seja mínima possível, com as fontes de sujeira excluídas é possível impedir perdas e danos de materiais.

 

SEIKETSU – Senso de Saúde

A saúde e a higiene de seus colaboradores e clientes devem ser garantidas, evitando com isso, a propagação de doenças, os colaboradores precisam sentir satisfação pelo local de trabalho para ter uma boa produtividade.

 

SHITSUKE – Senso de Autodisciplina

A conscientização é primordial para que a autodisciplina possa ser cumprida, a cultura pode ser disseminada com o auxílio de normas e de regulamentações, através dessa filosofia, os colaboradores assumem as suas responsabilidades, mantendo um compromisso com uma melhoria contínua.

 

O que é o sistema 5s?

O 5s que é conhecido como método de gestão 5s, nada mais é do que um conjunto de normas que as organizações precisam cumprir para garantir maior bem-estar para seus clientes e funcionários, a eficiência do 5s é realmente muito alta, as empresas mantém apenas este conjunto de regras.

 

A maioria das empresas, depois que descobrem o que é o sistema 5s, não utilizam mais o Programa de Qualidade Total, tornando com isso, seu dia a dia mais prático, otimizando seu tempo e facilitando também a tomada de decisão.

 

Quando surgiu o 5s?

Este é um modelo japonês, onde os pais transmitem os princípios educacionais aos seus filhos, sua origem ocorreu após os anos 1950, as empresas japonesas como a Toyota passaram a utilizar esta metodologia para agilizar a recuperação das empresas na crise do pós-guerra.

 

Hoje em dia, o 5s é considerado como a base principal para a implantação da qualidade total, o criador dessa técnica foi o japonês Hiroyuki Hirano.

 

Quais são os resultados que esta metodologia proporciona?

Nas empresas que já sabem o que é o sistema 5s, é possível perceber os seguintes resultados abaixo:

  • Melhora da produtividade;
  • Cumprimento da segurança e ergonomia do ambiente de trabalho;
  • Diminuição de despesas;
  • Podemos aproveitar materiais com inteligência;
  • As atividades são desenvolvidas com total segurança;
  • O ambiente de trabalho torna-se mais agradável;
  • As falhas humanas e trabalhos repetitivos são excluídos da rotina da empresa;
  • Conseguimos detectar problemas;
  • Evitamos o desperdício de itens;
  • A equipe trabalha com mais união e confiança.

 

Esta é a melhor metodologia para todos os que desejam evitar desperdícios e desordem no local de trabalho, além disso, a tecnologia pode ser uma grande aliada para flexibilizar esta implementação.

 

Nossas soluções

Um dos pilares centrais na implantação de qualquer sistema de qualidade nas empresas, começa pela organização e a utilização de tecnologias que permitem uma melhor gestão.

 

Conte com as soluções da Appelsoft para:

 

Comece hoje mesmo a melhorar os resultados do seu negócio! Fale com nossos consultores.

Gestão Financeira no seu Negócio: O Que Cuidar?
Mudança do protocolo de comunicação da NFE/NFCE 4.0 e CTe/MDFe 3.0 para TLS 1.2 pode gerar dificuldades
Restrições a caminhões podem elevar em 20% o custo de transporte