Já falamos por aqui que o cadastro de produtos é um grande aliado para uma boa gestão do seu negócio, principalmente para quem tem grande quantidade e variedade de mercadorias, como um supermercado ou mercearias, entretanto, sabemos que um cadastro correto e atualizado é sem dúvida um desafio para algumas empresas.

 

Todavia, nada é impossível, se você possui as ferramentas e orientações certas para começar a organizar melhor o seu negócio, concorda? Pensando nisso, a Appelsoft Software Corporativos separou para você varejista 4 DICAS de como organizar melhor o seu cadastro de produtos do seu negócio:

 

 

1. Titule alguém responsável pelo cadastro

 

Se você não definir uma pessoa específica para essa função, a coisa não anda! Pois deixar livre para qualquer um da equipe fazer quando der, acaba caindo no esquecimento ou a pessoa acaba esperando que outro faça. Por isso, identifique alguém na empresa que possa fazer isso, uma boa dica é escolher uma pessoa da equipe por mês, assim todos são envolvidos na tarefa e aprendem sobre os produtos da empresa!

 

 

2. Classifique os produtos

 

Divida os produtos por setor, grupos, família e categorias, não só pela marca. Classificando seus produtos você consegue emitir relatórios gerenciais essenciais para análise de vendas e rentabilidade do seu negócio.

 

 

3. Crie um padrão na descrição dos produtos

 

Estabeleça um padrão para o cadastro dos produtos, de modo que a descrição informada de cada produto especifique exatamente o produto, que ele seja único e possa ser encontrado facilmente por qualquer funcionário da empresa.

 

Exemplo: ao cadastrar o item refrigerante e definir “refri” como padrão, não informar “refr.”, “refrig.” ou “refrigerante”. Siga o padrão, coloque sempre “refri” para todos. Também é importante detalhar o máximo de informação que puder do produto na hora de cadastrar, como marca, quantidade, sabor, unidade de medida, etc. Este padrão lhe trará maior agilidade e assertividade na busca dos produtos.

 

 

4. Utilize um sistema de gestão para o cadastro

 

Para agilizar o processo de cadastro de todos os produtos do seu estabelecimento, como também a gestão do seu estoque, é fundamental contar com a ajuda de um software de gestão. Um bom exemplo da utilidade desse tipo de sistema é na alteração de preços de seus produtos.

 

A tarefa de alteração de produtos com preços iguais é muito comum, ainda mais se o seu negócio for um supermercado, de modo que em exemplos tais como biscoitos, macarrões instantâneos, gelatinas e refrescos encontramos produtos da mesma marca e gramatura, variando apenas o sabor.

Dessa forma, ao invés de alterar o preço um a um, você conseguirá através do software de gestão otimizar o tempo alterando o grupo todo de uma única vez, ganhando em produtividade.

 

O cadastro de produto é o coração do mercado de varejo, seja ele um mercado, padaria ou comércio em geral, uma vez que ele influencia diretamente a eficiência operacional e a estrutura de custos do seu negócio, e com as informações completas de cada produto pode ainda ajudar na tomada de decisão dos gestores, aumentando a lucratividade do seu negócio!

 

Por isso, não perca tempo e nem dinheiro, invista no seu cadastro de produtos e boas vendas!

4 Mulheres que revolucionaram o mundo da tecnologia

Lei do Motorista: Fique por dentro do que mudou na jornada de trabalho de motoristas

Como Reduzir os Custos de Manutenção da Sua Frota?